Tecnologias para indústria 4.0 são debatidas nas Ilhas de Conhecimento

26/07/2019

No segundo dia da FIEE Smart Future, o painel “Aplicações da Manufatura Digital no Desenvolvimento Industrial”, da Ilha de Conhecimento de Manufatura e Automação Inteligente, moderado por Raphael Haddad, gerente de Hybrid Solutions da ABB, trouxe como destaque a digitalização de dados para aumentar a eficiência da indústria.

“A Indústria 4.0 gera um impacto de US$ 50 bilhões a US$ 200 bilhões por ano, no mundo”, afirmou Fabio Fernandes, engenheiro de Aplicação da Bosch. O painel também teve participação de Leonardo Rodrigues, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Siemens, que identificou as principais tendências para a implantação de software na Indústria 4.0.: velocidade, qualidade e eficiência, globalização e flexibilidade. A especialista de produtos da Novus, Fernanda Canabarro Schmidt, abordou as características necessárias para os profissionais acompanharem o movimento de transformação digital da indústria brasileira.

A Ilha de Tecnologia e Sustentabilidade contou com a participação das empresas Accenture, Cisco e Conformidados no painel “Segurança Cibernética para os Negócios e Cidades Inteligentes”. O destaque foi a utilização de dados como aliados para aumentar a produtividade das empresas, sem deixar de lado a segurança (na captação, transmissão e armazenamento das informações), que pode ser obtida por meio do uso de tecnologia avançada no gerenciamento das informações.

Exemplos concretos de aplicação de tecnologia foram apresentados por SIDI, Sidia e Fundação Vanzolini no painel “Soluções Tecnológicas para a Indústria do Futuro”, da Ilha de Inovação e Novas Oportunidades de Negócios. Para Renata Martins dos Anjos, diretora do SIDI, as principais tecnologias que contribuem para a evolução da indústria hoje são: Nuvem, Realidade Virtual, Tecnologia Cognitiva, Blockchain, Analytics, Experiência Digital, Cibernética e Tecnologia de Negócios. O uso de tecnologias contribui também para oferecer ao consumidor uma jornada inesquecível. “O cliente 4.0 não espera mais um produto de prateleira e quer uma experiência customizada”, disse João Amato Neto, presidente da Fundação Vanzolini.

Na área de energia, representantes da USP, SENAI, CNH e Atos debateram soluções e tendências no painel “Novas Tecnologias para Eficiência Energética para o Setor Elétrico”, apresentando exemplos de soluções que contribuem para o ganho de energia, na Ilha de Eficiência Energética.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090