Abinee pede urgência à Anatel sobre liberação de requisitos para Redes Privadas

03/06/2022

A Abinee realizou, na terça-feira (31), reunião com o gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão, Agostinho Linhares, e o gerente de Certificação e Numeração da Anatel, Davison Gonzaga da Silva.

Na ocasião, a Assessoria de telecomunicações Abinee reforçou junto à Agência a urgência para a liberação, ainda no primeiro semestre deste ano, dos requisitos técnicos e regulamentação das faixas de 3.700 MHz a 3.800 MHz por estações de serviços terrestres de baixa potência, dedicadas ao uso de Redes Privadas.

Pauta constante nas reuniões e acompanhamento por parte da associação, a iniciativa permitirá às indústrias implementarem redes adequadas aos padrões de confiabilidade e segurança exigidos pelos diferentes usos da manufatura 4.0, como recurso operacional habilitador de processos mais eficientes e inteligentes, gerando competitividade e ganhos econômicos e sociais para o País.

Durante o encontro, também foi discutida a tomada de subsídios ocorrida em 2021 sobre a reavaliação dos limites de emissões indesejáveis de equipamentos de radiação restrita de potência muito baixa, conforme Ato nº 1.306/2021. O tema refere-se à definição da densidade espectral de potência EIRP (Effective Isotropic Radiated Power, sigla em inglês para potência efetiva do roteador) como forma de implementar Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS), que trarão impacto relevante na mobilidade urbana nos grandes centros.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090