Abinee lamenta falecimento de Carlos Eduardo Moreira Ferreira

02/05/2022

Com profundo pesar, a Abinee lamenta o falecimento de Carlos Eduardo Moreira Ferreira, Presidente Emérito da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), uma das principais lideranças do setor industrial brasileiro.

Moreira Ferreira exerceu dois mandatos como presidente da Fiesp e do Ciesp (1992-1998) e comandou as entidades em um cenário político e econômico turbulento para o Brasil com o impeachment do presidente Fernando Collor, hiperinflação, sobrevalorização do real, juros muito elevados e abertura do mercado brasileiro. Com sua liderança e firmeza nas ações, defendeu bandeiras importantes, como a quebra de monopólios estatais e reformas estruturais (administrativa, previdenciária e tributária).

Também ocupou a presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – eleito em 1999, quando também se tornou deputado federal por São Paulo. Nesse período, levou seu conhecimento, experiência e inequívoca vocação industrial ao parlamento, defendendo os temas votados à produtividade e competitividade da economia brasileira.

Entusiasta da área de tecnologia, Moreira Ferreira foi membro do Conselho consultivo da Abinee e do Sinaees-SP. Outra grande preocupação do industrial foi a questão da educação. Sua gestão à frente do Sistema Fiesp/Ciesp/Sesi e Senai foi marcada pela criação do Telecurso 2000, um ambicioso programa de educação a distância em parceria com a Fundação Roberto Marinho e transmitido pela TV. Voltado à formação básica e ao ensino profissionalizante, o programa teve amplitude nacional. Moreira Ferreira deixa um efetivo legado para a indústria e para o Brasil.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090