Governo deve apresentar Plano Nacional de IoT até outubro

31/07/2017

O governo deve apresentar entre setembro e outubro deste ano o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), com o objetivo de estimular esse mercado que tem potencial de adicionar R$ 200 bilhões na economia brasileira até 2025. O coordenador de Ciência e Tecnologia da Sepin/MCTIC, Thales Marçal Vieira Netto, apresentou as linhas gerais da iniciativa na sexta-feira (28), na Ilha de Tecnologia e Sustentabilidade do ABINEE TEC 2017, no São Paulo Expo.

Segundo ele, o plano, que está em fase final de elaboração em parceria com o BNDES, traz uma visão de curto, médio e longo prazo. “Teremos ações num horizonte de cinco anos, que passarão por revisões conforme o dinamismo deste mercado”. O representante do MCTIC informou que uma nova consulta pública deve ser realizada “para aparar as arestas do projeto”.

O governo já identificou verticais (áreas prioritárias) com potencial de trazer maiores adensamentos tecnológicos locais e retorno econômico-financeiro-ambiental. Entre elas estão as áreas de aeroespacial, cidades inteligentes, agricultura e manufatura avançada.

Também foram identificadas soluções para os principais gargalos horizontais, que perpassam todo o ecossistema de IoT, como segurança e privacidade, infraestrutura e interoperabilidade, recursos humanos, inovação e financiamento e articulação institucional.

Em relação ao marco regulatório - preocupação do setor produtivo -,Vieira Netto afirmou que o plano se pautou, como no caso de privacidade de dados, em gerar segurança à população, mas não barrar a inovação e novas tecnologias.

O objetivo do Plano Nacional é orientar o desenvolvimento de ações que utilizem IoT no Brasil estimulando o crescimento de todo o ecossistema e trazendo maior produtividade para as empresas, maior participação dos Institutos de Ciência e Tecnologia e melhorias de vida para o cidadão. A Abinee tem participado ativamente das discussões sobre o plano e integra a Câmara de IoT do MCTIC, que reúne representantes da iniciativa privada, da academia e do governo.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090