Abinee Tec 2021: Pronunciamento Irineu Govêa

19/07/2021

Senhoras e Senhores,

É com muita satisfação que nos encontramos novamente para a abertura do Abinee TEC 2021, que dessa vez acontece de forma online, em razão da pandemia. Nosso tradicional evento, realizado em parceria com a Reed Exhibitions, estende-se até o dia 23 de julho, trazendo especialistas, autoridades e empresários que participam tanto desse Fórum de abertura, quanto dos painéis temáticos, nos quais vamos debater os principais aspectos, oportunidades e desafios da indústria elétrica e eletrônica.

Mais do que nunca o setor eletroeletrônico está no foco de uma verdadeira transformação digital, contribuindo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovação que se espalham para diversos segmentos da economia e da sociedade. O Abinee TEC representa um polo de negócios, conteúdo e inovação para os setores elétrico, eletrônico, de energia e de automação.

Nossos painéis terão como temas a Inovação para Transformação Digital,  Instrumentos para Fomento da Indústria, Eletromobilidade. Cibersegurança, Cidades Sustentáveis, Sustentabilidade como Fator de Competitividade, entre outros.

Durante o Abinee TEC teremos também rodadas de negócios virtuais, realizadas em parceria com a Apex-Brasil no âmbito do projeto Electric Electronic Brazil. O objetivo é fomentar novos negócios para as empresas associadas e não associadas, tanto no ambiente nacional quanto no internacional, além de explorar novos mercados.

Também durante o Abinee TEC 2021 Digital Week, a Abinee vai promover reuniões de empresas com BNDES e BNB. Nesses encontros, pré-agendados, técnicos das instituições atenderão as empresas inscritas, para esclarecer dúvidas sobre as diversas linhas de financiamento e outros programas.

Meus amigos,

Todos os temas mencionados são prova incontestável de que as empresas da Abinee estão inseridas em toda a economia, mobilizando uma extensa cadeia global de valor. A chegada do 5G e o advento da Internet das Coisas colocam em marcha uma verdadeira revolução tecnológica que demanda soluções, equipamentos e serviços para impulsionar a transformação digital da economia, que nossa indústria está apta a promover.

Como é sabido, nosso setor é o que mais investe em P&D. A Abinee congrega os fabricantes dos setores elétrico e eletrônico, gerando empregos de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Cada vez mais, nossa indústria exerce o protagonismo na economia digital, com soluções e produtos inovadores. Tudo isso tendo como principal vetor de preocupação os investimentos em sustentabilidade e inovação.

Entretanto, temos alguns pontos que precisam ser trabalhados não apenas para aprimorarmos o ambiente produtivo interno como para transmitir aos investidores externos a segurança jurídica fundamental na decisão do investimento. O mundo deve enxergar que o Brasil está fazendo um esforço para melhorar seu ambiente produtivo. Neste sentido, as reformas que estão sendo promovidas atualmente são um grande passo para reduzir o custo da máquina pública, visando a recuperação da produtividade.

Para concluir, gostaria de agradecer e de parabenizar toda a equipe da Abinee e Reed Exhibitions. A parceria de sucesso entre Abinee e Reed, firmada em 1963, está cada vez mais sólida e vem incorporando a crescente evolução do setor eletroeletrônico e seu progresso tecnológico.

A dedicação e o empenho de todos esses profissionais na organização dos eventos são decisivos para que o Abinee TEC continue comemorando seus resultados e atuando como antecipadores de tendências e lançamentos e produtos de alta tecnologia.

Muito obrigado a todos!

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090