Abinee participa de audiência na Câmara sobre redução do Imposto de Importação

16/07/2021

O assessor de comércio exterior da Abinee, Mario Roberto Branco, participou na quarta-feira (14) de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados para debater medidas de liberalização no comércio exterior. A audiência pública atendeu a requerimento do deputado Zé Neto (PT-BA).

Na ocasião, Branco, representando o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, destacou o posicionamento da entidade sobre a necessidade de contrapartidas efetivas para a redução de Imposto de Importação para Bens de Capital (BK) e Bens de Informática e Telecomunicações (BIT).

Na visão da Associação, a medida adotada de forma unilateral para esses segmentos, sem reduzir a tarifa dos insumos utilizados por estas empresas, trará aumento de custos para a produção local. “Corremos o risco de perdermos empregos e investimentos muito rapidamente aqui no Brasil”, disse o assessor da Abinee. Segundo ele, qualquer tipo de reforma da tarifa deveria ser objeto de uma consulta pública estruturada para que os setores industriais pudessem se manifestar sobre os seus produtos. Durante o evento, foi destacado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 241/20, do deputado Marcelo Ramos (PL/AM), que anula a resolução aprovada em março pelo Comitê Executivo da Comex, possibilitando uma nova discussão sobre as medidas.

Branco também criticou as negociações de acordos comerciais feitas com países asiáticos, que possuem custos de produção bastante inferiores aos do Brasil, e a necessidade de continuidade de a realização de acordos no âmbito do Mercosul.

Clique aqui para assistir ao vídeo da participação do assessor de comércio exterior da Abinee, Mario Roberto Branco, na audiência da Câmara.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090