Sondagem: 65% das empresas pretendem adotar home office em definitivo

15/07/2021

Uma sondagem realizada pela Abinee com suas associadas revelou que grande parte das empresas do setor eletroeletrônico pretendem adotar o home office permanentemente em suas atividades.

Segundo a pesquisa, 65% das pesquisadas têm a intenção de adotar o trabalho remoto definitivamente em alguns dias da semana para departamentos específicos, mesmo após o fim da pandemia.

Esse resultado foi superior às indicações de 56% das entrevistadas na pesquisa anterior, realizada em novembro.

Para as empresas do setor, o home office se mostrou um modelo eficiente e com baixo custo. Entre as principais finalidades citadas pelas associadas que pretendem adotar e/ou manter o trabalho remoto depois do fim da pandemia, destacaram-se: aumento de produtividade, indicado por 43% das entrevistadas, e redução de custos básicos, como energia, limpeza, manutenção do escritório, entre outros (41%).

As entrevistadas apontaram também a melhoria de qualidade de vida do colaborador, com flexibilidade dos funcionários, redução do tempo de deslocamento e diminuição de riscos no trajeto e aumento de motivação e engajamento com empresas.

Ainda conforme a sondagem, 74% relataram que parte dos colaboradores ainda se encontram em home office, sendo que 43% estão utilizando trabalho remoto em período integral e 31% em período parcial. Esse resultado foi seis pontos percentuais abaixo do identificado na pesquisa realizada em novembro de 2020, que havia atingido 80%.

“É importante destacar que grandes empresas do setor eletroeletrônico já vinham utilizando o home office mesmo antes da pandemia, e que a direção destas organizações nos apontava que esta era uma tendência natural”, afirma o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato. “O que percebemos é que a pandemia antecipou essa tendência e praticamente obrigou a muitos aderirem ao procedimento o que para o nosso setor foi positivo, dada a demanda gerada por nossos equipamentos.”

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de maio e 06 de julho, com 65 indústrias eletroeletrônicas.

Veja a íntegra da pesquisa

 

Informações Adicionais

Cristina Keller

Assessora de Economia

11 2175-0031

Informações Imprensa

Jean Carlo Martins

Assessor de Comunicação

11 2175-0099

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090