Logística reversa: Abinee protocola proposta para acordo setorial

15/04/2019

A Abinee e a GREEN Eletron, gestora de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos, em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de Tecnologia da Informação (Abradisti) e a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional) entregaram ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) a proposta para assinatura do Acordo Setorial Federal para a implantação de Sistema de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos de Uso Doméstico e seus Componentes.

Na opinião do presidente da Abinee e da GREEN Eletron, Humberto Barbato, a iniciativa demonstra, mais do que um simples atendimento à Lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), o comprometimento do setor privado com os cidadãos, de maneira a propiciar uma forma eficiente de descartar seus produtos sem uso (lixo eletrônico) de maneira ambientalmente adequada. “Desse modo, contribui-se também para a economia circular, uma vez que os materiais dos produtos descartados retornam como matéria-prima para o setor produtivo”, disse. Segundo ele, evita-se assim a extração de recursos naturais, reduzindo o consumo de energia e a emissão de CO2, contribuindo para a criação de novos empregos e serviços na cadeia de logística reversa.

A próxima etapa agora é o envio da proposta pelo MMA ao Comitê Interministerial (CORI) para aprovação e encaminhamento para consulta pública e posterior assinatura.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090