Barbato fala sobre caminhos para a modernização da indústria nacional

28/10/2015

O presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, representando o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, participou na quarta-feira (28), na Câmara dos Deputados, em Brasília, da Audiência Pública para "debater planos de produção e estímulo à modernização de indústrias nacionais”, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC).

Em sua exposição, o presidente da Abinee destacou a necessidade de o país criar condições para o surgimento da chamada indústria 4.0, tendo como pano de fundo transformações, como a digitalização da economia, cidades inteligentes, internet das coisas, computação em nuvem entre outros. Segundo Barbato, um ambiente regulatório que confira segurança jurídica, segurança de Informações e investimento em infraestrutura de Banda Larga são fatores essenciais para absorver tais oportunidades.

Como forma de promover a renovação do parque industrial brasileiro, Barbato afirmou que é preciso reforçar programas de incentivos, envolvendo estímulos fiscais e financiamento, priorizando bens de capital nacionais. Para estimular investimentos em P,D&I, ele salientou que é necessário que os instrumentos de apoio estejam alinhados com as necessidades das empresas e com as estratégias de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, Barbato apontou a importância de fomento à constante atualização tecnológica como forma de se obter ganhos de produtividade e de competitividade da indústria brasileira.

Outro aspecto abordado pelo presidente da Abinee foi o incentivo à concepção e ao desenvolvimento dos projetos de engenharia por empresas ou consórcios de empresas nacionais, com financiamento competitivo. Segundo ele, hoje, a indústria instalada no país enfrenta desvantagem competitiva quando os projetos básicos e de engenharia são realizados fora do País.

Estiveram presentes o Deputado Júlio César, um dos responsáveis pela realização da Audiência, ao lado dos deputados Esperidião Amin e Renato Molling; o secretário do Desenvolvimento da Produção do MDIC, Carlos Gadelha; o Superintendente da área Industrial do BNDES, Mauricio Neves; e o diretor de Competitividade da Abimaq, Mário Bernardini.

Veja a apresentação de Humberto Barbato sobre a Modernização do Parque Industrial Brasileiro

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090