Pavilhão IPD Eletron: ICTs apresentam soluções Tecnológicas

24/07/2019

Além dos debates na Ilha de Conhecimento “Inovação e Novas Oportunidades de Negócios e Tecnologia e Sustentabilidade” do Abinee TEC 2019, também é destaque do evento e da FIEE Smart Future o Pavilhão IPD Eletron - Soluções Tecnológicas. No estande, as Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), associadas ao IPD Eletron, demonstram seu potencial em soluções e serviços tecnológicos nos segmentos da FIEE e casos de sucesso em pesquisa e inovação já desenvolvidos com empresas do setor.

Participam do Pavilhão Soluções Tecnológicas: Certi; Cesar; Cits; Eldorado; Lactec; Sidi; Sidia; Vanzolini. Também presente no espaço, a Embrapii apresenta seus instrumentos de apoio à inovação.

Leia abaixo informações sobre os ICTs e a Embrapii:

CERTI

A Fundação CERTI é uma organização privada e independente que desde 1984 atua em desenvolvimento tecnológico e inovação no Brasil e no mundo, em diversas especialidades, nos mais diversos setores, contemplando projetos em saúde, eletroeletrônicos, indústria 4.0 e manufatura avançada, energia elétrica e eletro mobilidade, aeroespacial e defesa, transformação digital, agronegócio, entre outros.

A CERTI é credenciada pelo MCTIC para receber investimentos da Lei de Informática e é também Unidade EMBRAPII para Sistemas Inteligentes. Desenvolve projetos que abrangem sistemas especialistas, inteligência artificial, conectividade, software embarcado, interface homem-máquina, hardware eletrônico, sensores e atuadores. Um ponto forte da CERTI é atuar na transformação digital dos diversos setores da economia, tendo uma atuação destacada em IoT e Indústria 4.0.

Este ano a CERTI traz para a FIEE seus principais projetos e expertise em aplicações direcionadas à manufatura 4.0, como a transformação digital de processos e IoT, além de eficiência e gestão energética, confiabilidade e segurança de energia no contexto da indústria 4.0. Na oportunidade, traz também sua expertise em sensores e tecnologia wereable, além de uma experiência de simulação 3D em um chão de fábrica no contexto da manufatura avançada.

CESAR

A redução de custos computacionais, o compartilhamento e o amplo acesso às tecnologias digitais aceleraram todo um processo de transformação de organizações e mercados. E não se trata apenas de mudanças na oferta, já que organizações inteiras estão sendo completamente reescritas para continuarem sendo relevantes. O digital nos negócios agora não é mais para otimização, mas para transformação. E na indústria de eletroeletrônicos não tem sido diferente!


O CESAR utiliza uma abordagem para a Transformação Digital que procura entender o fenômeno e as mudanças que ele opera sob oito perspectivas:

Desta forma, o instituto leva para a FIEE soluções que apoiem esse processo de transformação na indústria de eletroeletrônicos. Um primeiro passo é

Pavilhão IPD Eletron: ICTs apresentam soluções Tecnológicas

entender o nível de maturidade digital de sua empresa por meio do ICTd - Índice CESAR de Transformação Digital (transformacao.cesar.org.br).
Os respondentes recebem na hora uma análise da sua situação atual e recomendações para acelerar esse processo de transformação www.cesar.org.b

CITS

O Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) tem atuação em todo território nacional, realizada por meio de convênios e parcerias estabelecidos pelas unidades de Curitiba-PR, e na Zona Industrial de Manaus-AM.

Desde sua fundação em 1992 já foram mais de 850 projetos nacionais e internacionais realizados com grandes e médias empresas, além da atuação em projetos estratégicos para a área de energia e cidades inteligentes em parceria com governos. Hoje são mais de 150 colaboradores, um time especializado no desenvolvimento de soluções inovadoras como plataformas, softwares e hardwares.

Nos últimos três anos, o instituto tem atuado com foco em transformação digital e indústria 4.0, formando e contratando especialistas em Internet das Coisas (Iot), inteligência artificial e, mais recentemente, em blockchain.

Além da ampla experiência na captação de recursos por meio de editais e de linhas de fomento em projetos incentivados como a Lei de Informática e Lei do Bem, o instituto procura estabelecer relações de longo prazo com as empresas mantenedoras e clientes.

Empresas como Positivo Informática, Furukawa, Unify, WNI, LadysGyr, Aquário, LG, Samsung, Denso, Digiboard, Bematech, Siemens, HP, Microsoft, Toshiba, NCR, entre outras contam com os serviços de inteligência competitiva, pesquisa & desenvolvimento, educação continuada e profissional, além de metodologias inovadoras de aceleração de negócios.

Na 30ª Edição da FIEE, a equipe do CITS vai compartilhar algumas soluções que vem desenvolvendo como fábrica digital e aplicações com Internet das Coisas, educação em realidade virtual, além dos projetos em andamento como: assistente virtual e casos de uso em blockchain.

ELDORADO

Em atuação desde 1999, o Eldorado completa 20 anos como uma organização única em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no mercado brasileiro. Tem destaque na área de TI & Telecom, além de projetos nas áreas de saúde, energia, agronegócios, automotiva, oil&gas, mineração, entre outras. Conta com unidades em Campinas/SP, Brasília/DF, Manaus/AM e Porto Alegre/RS.

O Instituto ELDORADO, em parceria com o Grupo Equatorial, desenvolveu um sistema inovador que utiliza sensores e etiquetas de RFID para promover a segurança do operador, monitorando continuamente o equipamento e certificando-se de que está sendo usado. O sistema, que será apresentado na FIEE, facilita o trabalho de inspeção, possibilitando a redução significativa do número de acidentes fatais no ambiente de trabalho. A solução possibilita a escolha dos equipamentos de proteção individual (EPI) ou equipamentos de proteção coletivos (EPC) certos para cada serviço realizado em redes elétricas de alta tensão.

EMBRAPII e o Setor Elétrico e Eletrônico

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) tem como missão ajudar o setor industrial a inovar. Com um processo rápido, flexível e sem burocracia, a instituição financia um terço do valor total de projetos de empresas interessadas (recursos não reembolsáveis) e promove a integração com centros de pesquisas qualificados (Unidades Embrapii) para viabilizar ideias inovadoras. Em cinco anos de atuação, o investimento ultrapassa R$1,2 bilhão em mais de 700 projetos apoiados, cerca de 30% deles envolvendo Tecnologias de Informação em Comunicação (TIC).

Para facilitar o acesso aos benefícios às empresas do setor elétrico e eletrônico, há um acordo entre Embrapii, Abinee e IPD-Eletron que propõe aproximar empresas e unidades credenciadas, além de promover ações junto aos Institutos de Pesquisa vinculados ao IPD-Eletron para estimulá-los a se tornarem Unidades Embrapii.

Às empresas beneficiadas pela Lei da Informática (8.248/1991), a EMBRAPII também conta com o Programa Prioritário (PPI) em IoT/Manufatura 4.0, um mecanismo adicional para cumprirem os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O aporte no PPI engloba investimentos com ICTs das regiões de influência da Sudam, da Sudene e da região Centro-Oeste. A quitação da obrigação legal equivale ao valor do recurso depositado no PPI.

LACTEC

Atento às demandas do mercado, o Lactec apresentará, na 30ª edição da FIEE, as soluções em serviços e produtos voltados à indústria eletroeletrônica, que podem contribuir para o avanço tecnológico desse importante segmento.

Com 60 anos de atuação, o Lactec é um dos maiores e mais respeitados centros de ciência e tecnologia do País, referência em soluções inovadoras em diversas áreas do conhecimento - engenharia civil, elétrica, eletrônica, hidráulica, mecânica, química, da computação, de materiais e meio ambiente.

Sua equipe de técnicos e pesquisadores é altamente qualificada para buscar resultados de excelência em projetos de P&D e inovação e serviços tecnológicos.

Dispõe de estrutura própria para realizar análises laboratoriais, além de ensaios e calibrações acreditados pelo Inmetro, inclusive, para materiais e equipamentos elétricos e eletrônicos (confira o escopo completo em: inmetro.gov.br/laboratorios/rbc e inmetro.gov.br/laboratorios/rble/dpcs/CRL0089.pdf.

SiDi

Localizado na cidade de Campinas (SP), o SiDi nasceu em 2004, a partir do desejo de transformar o mundo. Possui uma equipe de especialistas voltada ao desenvolvimento de projetos inovadores, que transformam e facilitam o dia-a-dia de milhões de pessoas. A busca pelo novo tornou o instituto reconhecido globalmente por desenvolver soluções e serviços seguros para seus parceiros.

Durante a FIEE, o SiDi apresentará ao mercado suas principais competências e experiência no desenvolvimento de projetos em várias áreas.

Credenciado pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), o SiDi está habilitado a gerir projetos da Lei de Informática e Lei do Bem. Tem também ampla experiência em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação alinhados com as exigências do programa P&D ANEEL. Além disso, está habilitado para desenvolver tecnologias disruptivas que farão parte do futuro da mobilidade, dentro do Programa Rota 2030.

SIDIA

Fundado em 2004, em Manaus-AM, o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é um centro de pesquisa e inovação responsável por implementar soluções digitais para o mercado local e global.

Tendo em seu quadro profissionais de várias formações intelectuais e culturais, atua no desenvolvimento e qualidade de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables) e smart TVs, aplicações para óculos de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.

Na FIEE 2019, o Instituto apresenta alguns dos vários projetos que tornaram o Sidia referência em aplicabilidade tecnológica no Brasil. Um dos mais recentes, o Sky VR, trata-se de um simulador em realidade virtual que reproduz o funcionamento de carros voadores.

Outro projeto importante, e que também leva a tecnologia de realidade virtual, é o Healthcare, criado para capacitar profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein que participam do Programa Parto Adequado, visando a reduzir o número de partos cesáreos no país.

Vanzolini

A Fundação Vanzolini é uma instituição criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). E há mais de 50 anos, atua para ampliar e fortalecer a integração entre universidade, mercado e sociedade por meio do desenvolvimento e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos que resultam em projetos de P&DI, formação de profissionais, programas de certificação e atividade em cooperação com entidades públicas e privadas. As ações buscam acompanhar as transformações do mercado, observando as necessidades sociais e entregando soluções que façam a diferença para a construção de uma sociedade cultural e tecnicamente mais forte.

Especializada em criar planos de melhoria, desenvolvimento e otimização de produtos e processos, e a área de Estudos e Projetos de P&DI, a Vanzolini vai levar à FIEE 2019 soluções para os atuais desafios tecnológicos, com o propósito de auxiliar as empresas a alcançarem novos padrões de competitividade, destacando o desenvolvimento de profissionais de ponta para encararem as necessidades de um mercado voltado para inovação.

Para conhecer um pouco mais deste trabalho e compreender como a Fundação Vanzolini já faz parte de sua vida, acesse: www.vanzoliniemsuavida.com.br

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090