Abinee, IPD Eletron e Embrapii assinam acordo para estímulo a projetos de P,D&I

21/02/2019

A Abinee, o IPD Eletron e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) celebraram hoje (20), em São Paulo, um acordo de cooperação para estabelecer uma aliança estratégica para a execução de ações conjuntas que contribuam a fim de firmar uma estreita relação entre as Unidades e Polos Embrapii (“Unidades” ou “UEs”), as empresas dos setores elétrico e eletrônico e os Institutos de Pesquisa.

A parceria prevê o apoio a projetos de P,D&I que fortaleçam a relação das Unidades Embrapii com o setor empresarial com o objetivo de criar um ambiente de pesquisa e estimular projetos conjuntos. Contempla também a divulgação pela Abinee e pelo IPD Eletron do Programa Prioritário (PPI) em IoT/Manufatura 4.0. A aliança prevê ainda a realização de roadshows e encontros de aproximação.

Para o presidente do Conselho da Abinee e do IPD Eletron, Irineu Gôvea, o acordo proporciona uma sinergia entre todos os envolvidos, visando a estimular projetos de P,D&I com o setor empresarial. “Desejamos intensificar parcerias, inclusive no âmbito do Programa Prioritário em Internet das Coisas e Manufatura 4.0, além de promover ações para facilitar aos institutos associados ao IPD Eletron a se tornarem unidades Embrapii.”

Gôvea destaca que, em função da Lei de Informática, as empresas do segmento de tecnologia da informação (TICs) são as que mais investem em Pesquisa e Desenvolvimento no País. Segundo ele, os recursos superam a obrigação legal de 4% do faturamento anual, podendo chegar a 15% em alguns casos. “O percentual de investimento é superior à média da indústria de transformação, que é de 2%, em média, sobre a receita líquida de vendas”, ressalta.

“A Embrapii carrega um modelo vitorioso, que compartilha risco com o setor industrial inerente à inovação e incentiva a indústria a investir recursos próprios em projetos de P,D&I. Hoje já são mais de 460 empresas, 650 projetos e 140 pedidos de patentes industriais. O objetivo da aliança é aproximar a Embrapii das demandas dos setores industriais, o que dará competitividade aos setores elétrico e eletrônico”, afirma o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães.

Veja a íntegra do convênio

Acesse a apresentação feita pela Embrapii

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090