Empresários e autoridades destacam temas de interesse do setor no Encontro Anual da Abinee

03/12/2021

Com mais de 560 espectadores, a Abinee realizou nesta sexta-feira (3), de forma online, o Encontro Anual da Indústria Elétrica e Eletrônica. O evento contou com a participação de autoridades de todas as esferas governamentais, com destaque para o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Durante o Encontro, transmitido via You Tube, foram abordados os principais temas tratados pela Abinee durante o ano, como a Política de TICs, a prorrogação do PADIS, o leilão de 5G, a crise hidroenergética, além de um balanço dos negócios do setor eletroeletrônico em 2021.

Na abertura, o presidente do Conselho da Abinee, Irineu Govêa, e o presidente executivo, Humberto Barbato, destacaram as iniciativas da entidade durante o ano, como a atuação junto aos poderes públicos de forma a defender os interesses da industria elétrica e eletrônica.

Assista ao pronunciamento de Irineu Govêa https://drive.google.com/file/d/1uadKsdHEuTcG4H8poMtC-hQNtmu7oNsi/view?usp=sharing

Veja o pronunciamento de Humberto Barbato https://drive.google.com/file/d/18JrxlCpnQaQ4ohpG6DQGGt5_lrGMRvhS/view?usp=sharing

Em sua fala, Mourão salientou a importância do setor para o desenvolvimento do País e as oportunidades a partir do leilão 5G, como forma de ampliar e democratizar a conectividade no Brasil.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, falou sobre a modernização do setor elétrico, e propostas para solucionar a crise hidroenergética, que tiveram a colaboração da Abinee. Ele abordou também as ações do governo para a diversificação da matriz energética, com foco nas fontes renováveis.

Política de TICs e 5G

Durante o evento, a Política de TICs, a prorrogação do Padis e a tecnologia 5G permearam a maior parte das mensagens dos participantes, que ressaltaram a importância dessa iniciativa para dar sustentação ao protagonismo do setor eletroeletrônico na economia.

Em sua mensagem, o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, abordou os 30 anos da Política de TICs e a relação da Abinee e do setor com o Ministério. O deputado Marcos Pereira, presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Indústria Elétrica e Eletrônica, tratou da PEC 10, que garante constitucionalmente os incentivos da Política de TICs, enquanto o deputado Vitor Lippi ressaltou a prorrogação do Padis, a partir do PL 3042, que tem sua relatoria. Pelo Legislativo também participaram do evento, o líder do governo, Ricardo Barros, e os deputados Bilac Pinto e Ubiratan Sanderson (vice-líder do governo). Carlos Baigorri, conselheiro da Anatel e relator do edital do Leilão de 5G, falou sobre a importância da adoção da nova tecnologia no País e as oportunidades de negócios para o setor.

Homenagens

Como ocorre tradicionalmente em seus eventos anuais, a Abinee prestou homenagens a figuras de destaque cujo trabalho representa importante contribuição para o setor. Nesta edição foram homenageados o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; o ex vice-presidente da Abinee Hugo Valério e os deputados Marcos Pereira e Vitor Lippi.

O evento teve o apoio das empresas: Apple, Balteau, Dell Technologies, Hitachi Energy, HP,Huawei, Lenovo, Motorola, Positivo, Qualcomm, Samsung, Siemens e Smart Modular Technologies.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090