Abinee apoia Projeto Descarte ON

26/04/2016

Nesta terça-feira (26), a Abinee participou do evento de lançamento do Projeto Descarte ON, projeto inédito de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos.

Estiveram presentes o diretor da Área de Sustentabilidade da Abinee, João Carlos Redondo, ao lado do Gerente de Sustentabilidade da entidade, Ademir Brescansin, e do Analista Henrique Mendes.

Resultado da parceria entre os governos do Japão e do Brasil, com a participação de varejistas, cooperativa e associações representativas do setor eletroeletrônico, a iniciativa será realizada na região da Subprefeitura Lapa e visa sensibilizar o cidadão sobre a importância da destinação correta para esse tipo de material.

O projeto, que tem apoio da Abinee, reúne a JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por implementar ações que apoiem o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento; o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior); o MMA (Ministério do Meio Ambiente); a Prefeitura de São Paulo - por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana); e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Entre os itens que poderão ser descartados estão os eletrodomésticos, como liquidificadores, espremedores, ferros de passar e eletrônicos de pequeno porte, tais como aparelhos de áudio e vídeo, laptops e celulares. Não estão incluídos no projeto itens como baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes e toners de impressora.

Coleta e Participantes

Os itens serão recolhidos por meio de dois sistemas. Um deles é o Coleta nas Lojas, para os resíduos de pequeno e médio porte, que começa no próximo dia 28. As lojas participantes são: Casas Bahia, Extra, Lojas Americanas, Pernambucanas e Ponto Frio. Walmart deve começar na primeira quinzena de maio. O sistema funcionará assim: qualquer munícipe pode se dirigir a um desses estabelecimentos e descartar um equipamento de até 60 centímetros de largura, 50 centímetros de comprimento e 75 centímetros de altura.


Informações Adicionais

Ademir Brescansin

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0015

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090