Abinee no Seminário sobre Logística Reversa da Fiep

27/11/2018

A Abinee marcou presença no 2º Seminário sobre Logística Reversa da Federação das indústrias do Paraná (FIEP), realizado no dia 13 de novembro, em Curitiba. Henrique Mendes, do Departamento de Sustentabilidade da Abinee, apresentou os entraves ao avanço da logística reversa de eletroeletrônicos no estado, buscando destacar quais são os procedimentos que precisam ser resolvidos, de modo a viabilizar a implementação de um sistema na região.

Entre os pontos destacados estão a necessidade de simplificação fiscal e tributária no transporte dos eletroeletrônicos e também a publicação de regulamento do órgão ambiental estadual, esclarecendo que não se aplica a necessidade de licenciar os pontos de entrega ou o transporte dos eletroeletrônicos na logística reversa, uma vez que não se trata de um resíduo perigoso.

No dia 14, Mendes participou de evento na cidade de Paranaguá, também no estado paranaense. Nesta ocasião, ele abordou o modelo de funcionamento do Termo de Compromisso para logística reversa de pilhas e baterias no estado do Paraná. O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Paranaguá para divulgar e esclarecer como os comerciantes locais poderão aderir ao Sistema, participando como Pontos de Entrega de Pilhas.

Próximos eventos:

30/11 - Belo Horizonte
Seminário sobre logística reversa promovido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, em parceria dom a Escola Superior Dom Helder Câmara, para abordar o andamento das negociações para a assinatura de um termo de compromisso no estado.

11/12 – Recife
Assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) sobre o estágio atual nas operações de logística reversa de pilhas, já em andamento no estado, assim como o estágio das negociações para viabilizar a logística reversa de eletroeletrônicos no estado do Pernambuco.


Informações Adicionais

Ademir Brescansin

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0015

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090