Reunião-almoço atualiza empresários sobre temas do setor

14/11/2018

Empresários do setor eletroeletrônico e parceiros da Abinee participaram da última reunião-almoço da regional no ano de 2018 na quarta-feira, 7 de novembro, no Ritter Hotel, em Porto Alegre.

No encontro, o presidente da Abinee, Humberto Barbato, destacou as principais iniciativas que vêm sendo realizadas pela entidade, especialmente o estudo “A importância estratégica da indústria elétrica e eletrônica para o Brasil”, com recomendações de políticas públicas que foi entregue para os candidatos às eleições. Barbato também enfatizou os trabalhos realizados em Brasília, alguns deles a favor da Lei de Informática, o convênio Abinee-Apex, que conta com 83 empresas (sendo 13 gaúchas) e os resultados do programa GREEN Eletron (mais de 105 toneladas de eletrônicos coletados e cerca de 1,4 mil toneladas de pilhas recolhidas).

O diretor regional da Abinee, Régis Haubert, apresentou as ações realizadas no Rio Grande do Sul, com ênfase para a constante proximidade da associação com a Secretaria da Fazenda e os temas fiscais que atingem diretamente as empresas associadas. Também tratou de temas como a plataforma Eletron Place, que vai incrementar a geração de negócios no setor; o ALMA 4.0, que reúne diferentes empresas que estão desenvolvendo uma solução conjunta com foco na Indústria 4.0; o TESA, que aproxima as indústrias de máquinas e implementos agrícolas com a eletroeletrônica; além de comentar sobre o Parque Canoas de Inovação, onde duas empresas associadas (Exatron e Novus) recentemente inauguraram novas fábricas.

Governo Estadual: projetos devem continuar
Quem também participou da mesa de convidados foi a diretora do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da SDECT, Sandra Schmidt Schäfer. Na sua fala, manifestou seu entendimento de que a transição de governo não deve ocorrer de forma drástica e que os projetos que vinham sendo desenvolvidos deverão continuar. Entre eles, citou dois que contam com envolvimento direto da Abinee: o cluster da saúde e o programa de apoio às empresas para participação em feiras internacionais.

Fundo Centenário da UFRGS busca investimento de empresas
Outra apresentação realizada na reunião-almoço foi sobre um projeto de endowment – fundo patrimonial – para a Escola de Engenharia da UFRGS, que busca arrecadar recursos para o financiamento de projetos de pesquisa, para melhorias na infraestrutura e para contribuir com a perpetuidade da instituição. O projeto conta com estrutura de governança, formada por conselho, conselho fiscal, diretoria executiva e auditor externo.

Os interessados podem acessar o site www.fundocentenario.com.br

Plataforma Eletron Place deve iniciar os testes em novembro
O Coordenador Executivo do APL de Automação e Controle, Ciro Copello, também compartilhou com os presentes o estágio atual de desenvolvimento do Eletron Place. A plataforma, que deve iniciar os testes de operação e homologação ainda em novembro, será formada por três módulos: e-commerce, classificados e projetos.


Informações Adicionais

Oscar Rudy Kronmeyer Filho

Gerente

51 3384.0020

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090