Sondagem Abinee: redução de custos é saída apontada pelas empresas

26/04/2016

Sondagem realizada pela Abinee no mês de março identificou que a redução de custos é o principal caminho apontado pelas indústrias do setor eletroeletrônico para amenizar os efeitos da crise. A alternativa foi apontada por 81% das empresas consultadas.

Em segundo lugar na pesquisa, aparece a opção “novos nichos de mercado”, indicada por 64%. De acordo com a pesquisa, 50% das empresas veem nas exportações a principal alternativa para driblar a crise, enquanto 49% apontaram para melhorias do processo produtivo como solução a ser adotada.

No levantamento, 11% das indústrias consultadas relataram outras alternativas, como: inovação, redução da margem bruta aplicada no custo do produto, automação, melhoria do processo de vendas, novos produtos e desenvolvimento de novos clientes.

Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, em um momento de retração de mercado como o atual, as empresas buscam de toda forma ‘apertar o cinto’ para continuar sobrevivendo.

“O problema é a duração desta crise. De tanto apertar o cinto, pode chegar uma hora que as empresas não conseguirão mais respirar”, observa.

Barbato acrescenta que as indústrias que conseguirem promover melhorias em seus processos produtivos e conquistar novos mercados poderão sair mais fortes da crise.

Mês de março

Na Sondagem de março aumentou o percentual de empresas que verificou queda nas vendas/encomendas em relação ao igual mês do ano passado, que passou de 51%, na pesquisa de fevereiro de 2016, para 54%.

Também continuou alto o percentual de empresas que tiveram seus negócios abaixo das expectativas, com 49% das entrevistadas dando essa indicação. Enquanto apenas 15% das empresas observaram negócios acima do esperado.

Veja a Sondagem completa

 

Informações Adicionais

Luiz Cezar Elias Rochel

Gerente de Economia

11 2175-0030

Informações Imprensa

Jean Carlo Martins

Assessor de Comunicação

11 2175-0099

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090