Barbato diz que momento é de buscar parcerias com empresas americanas

30/06/2015

Para o presidente da Abinee, Humberto Barbato, que participou nesta terça-feira (30), da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, em Washington D.C, as relações entre os dois países parecem estar entrando em um novo momento. “Creio que seja interessante que as empresas do setor eletroeletrônico saibam que este é o momento para se buscar parcerias visando ambas as direções do comércio. O clima em relação aos EUA parece que mudou”, disse. Ele destacou que o governo brasileiro está ciente que é preciso trabalhar além da política sul-sul.

Barbato afirmou que, durante o evento, organizado pela US Chamber of Commerce, Itamaraty e CNI, foi destacado um compromisso sério da Secretaria de Comércio Americano e do Ministro Armando Monteiro no sentido do aprofundamento das relações comerciais entre Brasil e EUA. "Ficou claro que se respira outro clima e que Estados Unidos e Brasil iniciam uma nova agenda, e que estão juntos, também, no desenvolvimento tecnológico", disse.

Neste sentido, Barbato salientou que há inclusive na própria atividade de pesquisa interesse para o IPD Eletron (instituto de pesquisa e desenvolvimento criado pela Abinee) estabelecer parceiras com os norte-americanos como forma de estimular e inovação no Brasil.

Segundo o presidente da Abinee, na ocasião, representantes de diversos setores da indústria defenderam que se busque um acordo de livre comércio entre as duas nações. Antes da Cúpula Empresarial, Barbato participou, no dia 28, em Nova Iorque, de um encontro com a Presidente Dilma Rousseff, quando os empresários tiveram a oportunidade de informá-la sobre os interesses de setores brasileiros no mercado norte-americano.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090