CNI apresenta Manual de Acordos de Compras Governamentais do Mercosul

06/11/2018

O Brasil, juntamente com os demais países-membros do Mercosul, tem negociado Acordos de Compras Governamentais com diversos países, inclusive com a União Europeia. Neste ano, foram assinados os Acordos intra-Mercosul, além de Chile e Peru, que devem entrar em vigor no próximo ano.

Tendo em vista a importância das iniciativas para as exportações brasileiras, a CNI elaborou o Manual sobre Acordos de Compras Governamentais. O trabalho foi apresentado pelo gerente executivo de Negociações Internacionais da entidade, Fabrízio Panzini, em reunião realizada na Abinee. “Esses acordos podem servir de impulso para as vendas externas das empresas brasileiras”, disse.

O documento traz informações sobre como participar de licitações no exterior, o objetivo da apresentação é indicar quais as entidades, bens, serviços, obras públicas, patamares e exceções fazem parte nos três acordos já celebrados pelo Brasil. A elaboração do material foi feito em conjunto com diversas entidades de classe congregadas na Coalizão Empresarial Brasileira, que conta com a participação da Abinee.

Para dimensionar o potencial de negócios, Panzini destacou que as compras públicas representam, em média, 12% dos PIBs dos países. Entretanto, ainda há desconhecimento sobre o tema. “Uma pesquisa recente realizada pela CNI apontou que 75% das empresas consultadas tinham conhecimento baixo ou desconhecimento sobre esses acordos”, afirmou.

Além dos termos já assinados, o Mercosul deve firmar novos acordos nos próximos anos, com a União Europeia, Canadá, Coréia do Sul e Associação Europeia de Comércio Livre (em inglês: EFTA – composta por Suíça, Liechtenstein, Noruega e Islândia.

“Temos certeza de que esses acordos poderão agregar bastante para a atividade das empresas do setor eletroeletrônico”, afirmou o diretor executivo da Abinee, Anderson Jorge Filho.

Acesse o manual:
https://bit.ly/2DqiVQA


Informações Adicionais

Mario Roberto Branco

Consultor de Relações Internacionais

11 2175-0071

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090