Embrapii apresenta programa para aplicação de PD&I em IoT/Manufatura 4.0

26/10/2018

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi aprovada pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), e pela Secretaria de Políticas Digitais/MCTIC como coordenadora do Programa Prioritário (PPI) em IoT/Manufatura 4.0. O PPI é um mecanismo adicional para as empresas habilitadas pela Lei de Informática cumprirem com os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O tema foi apresentado pelo diretor de planejamento e gestão da Embrapii, José Luis Gordon, que participou de reunião da área de Informática da Abinee, realizada na quarta-feira (24).

Segundo ele, a partir de agora, as empresas poderão optar em fazer aportes dos valores relacionados às atividades de PD&I diretamente para o PPI IoT/Manufatura 4.0 e, com isso, cumprirem a regra para obterem o incentivo. “Nosso objetivo é apoiar o avanço das novas tecnologias digitais e inovadoras do setor de TIC que estão e estarão sendo desenvolvidas para o setor produtivos”, disse.

Para a aplicação dos recursos de PD&I neste Programa Prioritário as empresas poderão escolher os diversos institutos de pesquisa, cadastrados como unidade Embrapii, para a realização de projetos conjuntos. Entre as principais vantagens do modelo, Gordon destacou a burocracia reduzida. “Os recursos não vêm ‘carimbados’ e são disponibilizados com agilidade e flexibilidade, além do subsídio econômico de até um terço do valor total do projeto”.

Ele destacou que existe um sistema de acompanhamento e avaliação dos projetos, que afasta riscos de insegurança jurídica. “A Embrapii é uma organização privada sem fins lucrativos e com um a lógica empresarial, o que garante um processo rigoroso de monitoramento”. Em sua apresentação, Gordon afirmou que a Embrapii está aberta a sugestões e que, em breve, será disponibilizado um manual orientativo no site da instituição.

Veja a apresentação feita pelo diretor de planejamento e gestão da Embrapii

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090