ABINEE TEC: Economia circular altera perfil de consumo e de produção

27/07/2017

As oportunidades e desafios da economia circular, conceito que faz parte do desenvolvimento sustentável a partir da logística reversa, foram debatidos na quarta-feira, dia 26, na Arena do Conhecimento “Tecnologia e Sustentabilidade” do ABINEE TEC 2017, que acontece em paralelo à FIEE, no São Paulo Expo.

O diretor de sustentabilidade da Abinee, João Carlo Redondo, afirmou que a economia circular estabelece uma mudança no perfil de consumo e de produção. “A conta do descarte já entra na concepção e no design do produto”, disse.

Ele destacou que os princípios dessa nova economia são a preservação e aprimoramento do capital natural, diminuindo a pressão no meio ambiente; otimização do rendimento dos recursos, acompanhando o seu ciclo biológico; e efetividade do sistema ao se excluir externalidades negativas em todo o processo produtivo, não só na extração de matéria-prima.

Em sua avaliação, para ingressar na economia circular, o Brasil precisa superar a complexidade do ambiente legal e tributário. “Além da Política Nacional de Resíduos Sólidos, existem 82 leis que tratam do mesmo assunto e muitas delas não se falam entre si”, exemplificou. “Ainda existem 74 projetos de Lei sobre esse tema”, completou o diretor da Abinee.

Redondo afirmou ainda que é preciso que não haja oneração da cadeia de reciclagem. “Uma nova economia demanda uma nova postura do Estado”.

“Não estamos pedindo desoneração para algo existente e que tenha uma receita. O que pedimos é que o governo não encareça algo que está nascendo”, complementou o gerente de Sustentabilidade da Abinee, Ademir Brescansin. Ele apresentou a GREEN Eletron, gestora para logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos, criada pela Abinee.

O painel reuniu também o diretor de Suprimentos para América Latina da HP, Kami Saidi, a fundadora da Exchange 4 Change Brasil, Beatriz Luz, e o professor da USP, Weber Amaral, que falaram como os conceitos da economia circular podem auxiliar as empresas na logística reversa de eletroeletrônicos.


Informações Adicionais

Ademir Brescansin

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0015

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090