Abinee apresenta ao governo proposta para Acordo Setorial de Logística Reversa

18/10/2018

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) protocolou nessa semana uma proposta de Acordo Setorial junto ao Ministério do Meio Ambiente para a implantação de sistema de logística reversa para eletroeletrônicos, em atendimento a Lei 12.305/2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O anúncio foi feito na terça-feira (16), durante evento comemorativo ao Dia Internacional da Reciclagem de Lixo Eletrônico, organizado pela GREEN Eletron - Gestora para Logística Reversa de Eletroeletrônicos, em São Paulo, e que contou com a participação de fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores.

Na abertura do evento, o presidente da Abinee e da GREEN Eletron, Humberto Barbato Neto, afirmou que a logística reversa é prioridade para a Associação e a apresentação da nova proposta tem o objetivo de evitar que essa questão acabe entrando em pauta apenas no ano que vem. O documento encaminhado ainda passará por análise do governo.

Além de Barbato, o evento contou também com as participações do presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio, José Goldemberg; do gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da Cetesb, Flávio Miranda Ribeiro; e o diretor de Sustentabilidade da Abinee, João Carlos Redondo.

Durante as apresentações realizadas foi ressaltada a importância da lei e de sua implantação à luz da relevância do Dia Internacional da Reciclagem do Lixo Eletrônico, celebrado no último dia 13. A data é uma iniciativa do WEEE Forum, associação internacional de gestoras de equipamentos eletroeletrônicos, que conta com o apoio de 50 entidades sem fins lucrativos em 30 países com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de reciclar esse tipo de material em fim de vida.

Um ano do Termo de Compromisso em São Paulo
O evento marcou também o primeiro aniversário da assinatura do Termo de Compromisso para Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos de uso doméstico, assinado com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Cetesb, em parceria com a Fecomércio.

O gerente de Sustentabilidade da Abinee, Ademir Brescansin, apresentou os resultados do primeiro ano de operação do Termo, assim como os próximos passos para expansão do sistema em todo o Estado. Em seguida, Cristiane Cortez, representando a Fecomercio, destacou a relevância deste tema para o setor comercial e o quão imprescindível é a participação do varejo neste sistema. Ao final, Ricardo Omar (Shopping Eldorado) e Livia Berrocal (Makro) apresentaram dados de sua participação no Sistema de Logística Reversa da GREEN Eletron, enaltecendo a iniciativa e destacando que a parceria tem apresentado resultados positivos aos estabelecimentos participantes.

A comemoração do dia internacional da Reciclagem de Lixo Eletrônico também contou com uma campanha para coleta de eletrônicos descartados pela população, com dois locais na cidade de São Paulo (em frente da FIESP e na Vila Butantan), para que o público levasse seus equipamentos sem utilidade, para que tenham um descarte ambientalmente adequado. Além desta campanha pontual, a GREEN Eletron disponibiliza para a população, 35 outros Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), espalhados na grande São Paulo e cidades do interior.

Saiba mais em www.greeneletron.org.br.


Informações Adicionais

Ademir Brescansin

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0015

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090