Produção física do setor recua 21,8% no mês de abril

03/06/2015

Dados do IBGE, agregados pela Abinee, apontam que, em abril de 2015, a produção física do setor eletroeletrônico continuou sua trajetória de queda em relação ao ano passado, com retração de 21,8% na comparação com o mesmo mês de 2014. Com o resultado, o setor fechou os quatro primeiros meses do ano, com uma queda acumulada de 17,1%. Nos últimos 12 meses, a redução foi de 12,1% vis a vis ao mesmo período imediatamente anterior.

Em abril de 2015, somente foi verificado aumento de produção de pilhas, baterias e acumuladores elétricos (+8,4%). Todos os demais segmentos, tanto da indústria eletrônica (-32,5%), como elétrica (-10,2%), apresentaram retração.

No caso dos equipamentos eletrônicos puxaram a produção para baixo, os equipamentos de informática e periféricos (-42,2%) e os aparelhos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de áudio e vídeo (-42,2%).

Quanto aos produtos elétricos, os principais resultados negativos ficaram por conta da fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos (-17,4%) e fabricação equipamentos e materiais elétricos não especificados (-39,0%).

Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, qualquer medida de ajuste neste momento, tem que considerar esta delicada situação por que passa a indústria. “Diante deste quadro recessivo que não se via há tantos anos, a opção do governo em rever mecanismos de estímulo à industria, como alteração na desoneração da folha de pagamentos, mostra uma total falta de sintonia da autoridade econômica para com a realidade industrial”, ressalta.

O presidente da Abinee acrescenta que com o atual cenário de indefinições, a indústria não encontra qualquer indicativo sobre que direção tomar e qual espaço lhe está reservado para atuar. “Isto gera total insegurança entre as empresas, que não conseguem planejar seus investimentos, o que reflete nos baixíssimos níveis de confiança dos empresários”, completa Humberto Barbato.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090