Abinee apoia Programa por uma Internet mais Segura

26/09/2018

A quantidade de ataques de negação de serviço que afetam a infraestrutura das redes conectadas à Internet tem crescido exponencialmente. Os alvos dos ataques podem enfrentar problemas como indisponibilidade de acesso a serviços e recursos da rede, danos à imagem, perdas financeiras e de credibilidade e dificuldade em continuar seus negócios.

Diante deste cenário, a Abinee apoia o Programa por uma Internet mais Segura, lançado pelo CGI.br e NIC.br no final de 2017, que tem como objetivos reduzir estes ataques originados em redes brasileiras, buscar redução das vulnerabilidades e falhas de configuração de equipamentos ativos na rede e criar uma cultura de segurança entre os operadores da rede.

O NIC.br coordena ações para aumentar a conscientização sobre segurança por meio de palestras e treinamentos, criação de boas práticas técnicas e operacionais, realização de medições e acompanhamento de aspectos de segurança da Internet, interação com operadores das redes e com a indústria para que sejam disponíveis no mercado equipamentos com conceitos de segurança em sua concepção, fabricação e suporte.

Dentro de suas atribuições para implementar as diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e ao desenvolvimento da internet no Brasil, estabelecidas pelo CGI.br, o NIC.br desenvolve o projeto SIMET, Sistema de Medição de Qualidade da Internet, que realiza medições de parâmetros de qualidade e segurança da Internet. A melhor forma de se fazer estas medições é pelo equipamento instalado na borda da rede no lado do cliente final, o CPE. Com este fim, o SIMET disponibiliza um software sem custo que pode ser incorporado pelo fabricante em seus produtos e que criarão diferencial competitivo para os operadores de rede que os utilizarem, assim como visibilidade da qualidade da rede aos usuários finais que os adquirirem para uso próprio.

O NIC.br solicitou a Abinee que facilitasse o contato no sentido de estabelecer parceria com sua empresa para incorporação deste software em seus produtos e também sobre a transferência de tecnologia de um equipamento com hardware e software abertos com conceito de desenvolvimento seguro para aplicação em pequenas e médias empresas que busquem soluções seguras para suas redes, a ser apresentado pelo NIC.br.


Informações Adicionais

Israel M. Guratti

Gerente de Tecnologia

11 2175-0045

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090