Abinee, há 55 construindo o futuro

24/09/2018

Nos últimos 55 anos, a indústria elétrica e eletrônica instalada no Brasil vem passando por grandes transformações, intensas evoluções e uma variada gama de dificuldades.

Esse processo teve participação ativa da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), como porta-voz deste setor estratégico para o desenvolvimento do País.

Fundada em 26 de setembro de 1963, a Abinee já demonstrou que é nos tempos mais difíceis e importantes da história do Brasil que se sobressai.

Foi assim na crise do petróleo, nos períodos de hiperinflação, na transição democrática, na Constituinte de 1988, na abertura comercial, nas privatizações, na crise energética e nas discussões sobre a implementação da Lei de Informática, marco regulatório do setor elétrico, uma lista interminável para a qual a Associação deu sua contribuição. Exemplos mais recentes são a defesa da política industrial do setor frente à ação movida pela União Europeia e o Japão contra o Brasil na OMC; a batalha pela manutenção da Lei do Bem, na qual a entidade atuou tanto no Legislativo, quanto no Judiciário.

Em todos esses episódios, a Abinee vem ganhando espaço com uma interlocução constante com as autoridades, sendo firme em suas convicções e na defesa dos pleitos legítimos do setor eletroeletrônico. Da mesma forma, tem uma postura destacada e elogiada, atuando permanentemente, por meio de posições embasadas e que priorizam o desenvolvimento da economia do País e, em particular, a valorização da indústria que representa.

Além da busca para vencer as adversidades, a Associação também procura sempre olhar adiante e está à frente das discussões sobre a 4ª Revolução Industrial.

Representando a indústria elétrica e eletrônica, segmento portador da inovação e do desenvolvimento tecnológico, a Abinee trabalha todo dia para construir o futuro.

Abinee - Os Protagonistas
Confira o documentário em duas partes contando a história da Abinee, realizado para o cinquentenário da Associação:


Parte I: 1963-1990

Parte II: 1991-2013
 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090