Logística Reversa: governo deve enviar proposta à consulta pública

04/07/2019

O governo deve colocar na próxima semana em consulta pública a proposta de Acordo Setorial Federal para a implantação de Sistema de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos de Uso Doméstico e seus Componentes. A informação é do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que se reuniu na terça-feira (2) com representantes da Abinee, Green Eletron, Eletros, Abree e CNC.

Durante o encontro, que também contou com a participação do secretário de Qualidade Ambiental, André França, representações da indústria e do varejo e o MMA chegaram a um texto de consenso após amplo debate para solucionar entraves pendentes.

O ministro Ricardo Salles se mostrou satisfeito com a proatividade do setor privado. A expectativa é que o Acordo seja assinado o mais breve possível para que a implantação em âmbito nacional possa começar em seguida.

Mesmo sem a assinatura do Acordo Federal, a Green Eletron já iniciou em 2017 a implantação de sistema de logística reversa no Estado de São Paulo, com a assinatura de um Termo de Compromisso Estadual. Hoje já conta com cerca de 70 coletores instalados em 17 cidades e parcerias com grandes redes do comércio, instituições de ensino, praças públicas e a realização de campanhas de coleta de eletroeletrônicos com alguns municípios.


Informações Adicionais

Ademir Brescansin

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0015

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090