GT Automação da Abinee apresenta soluções para a indústria química

17/08/2018

A Área de Automação – GT Automação Setor Químico – da Abinee participou, na quinta-feira (16), da 17ª edição do Congresso de Atuação Responsável, realizado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em São Paulo.

Na ocasião, o grupo da Abinee organizou dois paineis apresentando produtos e soluções das empresas associadas no segmento de automação para a indústria química.

O primeiro painel, Desmistificando o uso da automação na Segurança de Processo, tratou de tópicos como: tipos de risco na área química; controle básico de processo (gestão das malhas de controle e dos Alarmes; SIS (Sistema Instrumentado de Segurança); serviços de diagnóstico, planejamento, aplicação e instalação; análise de risco (lopa, hazop, entre outros), área explosiva; e tecnologias integradas disponíveis em automação (medições, portfólio fabricantes).

O segundo painel, Análise de Novas tecnologias de automação dedicada ao setor Químico, abordou: objetivos e desafios da automação na indústria química; NOA: busca de dados fora do sistema de controle de processo e seu monitoramento; manutenção preditiva; mobilidade e colaboração entre sistemas; relação entre IT-OT; cybersecurity industrial; e mobilidade e como tratar cybersecurity.

Durante os eventos, as empresas do setor químico Oxiteno e Basf apresentaram casos reais sobre a utilização de soluções de automação, envolvendo diversas tecnologias como realidade aumentada.


Informações Adicionais

Kelly Caporalli

Assessora de Coordenação

11 2175-0013

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090