Abinee apoia implantação do IPv6

30/03/2015

A Anatel anunciou no último dia 20 de março um passo importante para implantação do protocolo de comunicação de Internet, IPv6, para atender a crescente demanda de dispositivos conectados à rede.

A Abinee, como representante dos fabricantes da área de TIC, tem acompanhado o assunto e está trabalhando para que os usuários dos dispositivos tenham a melhor experiência.

Inicialmente, segundo cronograma da Anatel, a partir de 1º de julho de 2015, as prestadoras de telecomunicações deverão estar preparadas para disponibilizar endereços no novo protocolo aos usuários de dispositivos que dispõem da tecnologia 4G. Para as interconexões, interligações e usuários coorporativos, o novo protocolo já está disponível por parte das prestadoras em seus principais pontos de troca de tráfego.

O IP (Internet Protocol) é o principal protocolo de comunicação da internet, sendo responsável por endereçar e encaminhar as informações que trafegam pela rede, identificando cada dispositivo conectado a ela. Com o esgotamento da disponibilidade de endereços possíveis de serem alocados pela atual versão 4 (IPv4), a versão 6 desse protocolo (IPv6) foi criada para atender ao crescimento de equipamentos e dispositivos conectados à rede mundial de computadores.

Assim, torna-se necessária a implementação da nova versão do protocolo (IPv6) não só nas redes das prestadoras de telecomunicações, mas também pelos provedores de conteúdos, de serviços e de aplicações, como servidores de hospedagem, portais de conteúdo, websites, provedores de e-mail, comércio eletrônico, serviços bancários e de governo.


Informações Adicionais

Kelly Caporalli

Assessora de Coordenação

11 2175-0013

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090