Paulo Vellinho lança livro de memórias

06/08/2018

A Abinee promoveu no último dia 2 de agosto, em São Paulo, o lançamento de “O Realizador de um sonho chamado Springer”, livro do seu ex-presidente Paulo Vellinho, que esteve à frente da Associação entre 1989 e 1992. Empreendedor que comandou a Springer, Vellinho presidiu também a Federação das Indústrias do Rio Grande de Sul (Fiergs) e outras entidades de classe.

O livro, escrito por Mario de Santi, apresenta a trajetória de um homem ousado. No final da década de 1940, Vellinho percebeu que o futuro da empresa, então uma simples oficina e varejo de alguns itens de refrigeração, era outro: uma indústria de bens de consumo com tecnologia moderna. Determinado, converteu o sonho em missão e não sossegou até conseguir sua meta, tornando-se um exemplo de empresário criativo e obstinado, à frente de seu tempo.

Além da ousadia, outra característica marcante do ex-presidente da Abinee é o seu otimismo, agora abalado pela recente crise política e econômica. Em seu pronunciamento, Vellinho afirmou que é preciso repensar o País. “O Brasil que sonhei não existe mais. Espero ainda poder ver uma reviravolta”. Segundo ele, três palavras que sempre fizeram parte do seu vocabulário como empresário devem nortear essa retomada: criatividade, determinação e cidadania.

O lançamento contou com a presença de empresários do setor e autoridades, como o ex-ministro Delfim Netto. “Se procurar no dicionário o significado da palavra empresário estará lá o nome de Paulo Vellinho”, salientou. Segundo ele, o empreendedor gaúcho contribuiu para a construção da indústria no País, defendendo a isonomia e tratamento equânime para poder competir.

O presidente emérito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Carlos Eduardo Moreira Ferreira afirmou que Vellinho é um exemplo para as gerações mais novas. “É muito importante deixar essa experiência consignada em um livro. Muitos vão aprender com esse verdadeiro homem industrial”, disse.

Para o presidente do Conselho da Abinee, Irineu Govêa, o livro marca a história de alguém que pensou em construir algo para o Brasil, com diferencial ético e moral. “É uma demonstração para as futuras gerações do que devemos fazer e não do que devemos receber”.

O presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, que assina o texto de apresentação do livro, fez um histórico da atuação de Vellinho à frente da Associação. “Todos os temas relevantes ao setor eletroeletrônico foram conduzidos com base em sua larga experiência como empresário e, antes de tudo, como cidadão”.

Segundo Barbato, o livro é mais um ato de cidadania. “Uma iniciativa típica de mestres generosos, compartilhando conosco boa parte de sua vida, seus sonhos de empreendedor, suas experiências, frustrações, virtudes e a vontade férrea de vencer como homem que faz, e de contribuir com sua energia e disposição para termos um País melhor”.

O diretor da Regional da Abinee no Rio Grande Sul, Regis Haubert, afirmou que o livro traz exemplos de um empreendedorismo vencedor, tendo como base de gestão “propósito e paixão”.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090