Innovation Day: Embrapii apresenta primeiros passos da entidade

26/03/2015

Na quarta-feira (25), durante o terceiro dia do AbineeTEC 2015, foi realizado o Innovation Day. Organizado pela Abinee e pelo IPD Eletron, o evento reuniu especialistas, representantes de institutos de pesquisa, para debater as iniciativas de inovação no país, buscando ampliar a criação de um ambiente tecnológico inovador nas empresas do setor eletroeletrônico.

Na ocasião, o presidente da Embrapii, João Fernando de Oliveira, abordou os primeiros passos da entidade criada pelo governo brasileiro, em 2013, para incentivar e fomentar a inovação no setor industrial. A principal missão da Embrapii é apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.

Oliveira explicou o processo de operação da Embrapii e de credenciamento de ICTs. As UEs são constituídas a partir de competências específicas das instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas sem fins lucrativos, com experiência comprovada no desenvolvimento de projetos de inovação para empresas do setor industrial. “Para ser uma unidade Embrapii os institutos devem enviar um plano de ação com prazo de 6 anos, contendo estratégia para captac¸ão e execuc¸ão de projetos de inovac¸ão para o setor industrial na área de competência proposta”, explicou.

Após a aprovação, os Institutos já estarão credenciados como UEs e receberão recursos financeiros para prospectar, avaliar e contratar PD&I com a indústria e terá financiamento para a atividade. “A Embrapii financia até um terço dos custos do projeto e dependendo do risco tecnológico até 90% do valor total”, ressaltou.

O presidente da Embrapii destacou que a entidade atua em um sistema que dá autonomia e responsabilidade. “Inovação é algo que tem que ser realizado de forma ágil e com uma gestão bem feita”, afirmou. Hoje, estão cadastradas 13 unidades Embrapii, num total de projetos em parceria com a iniciativa privada de R$1,4 bilhão.

Um exemplo de unidade Embrapii foi apresentado pelo Superintendente de Negócios da Fundação CERTI, Laércio Aniceto Silva. A instituição foi selecionada para atuar na área de competência Sistemas Inteligentes para Produtos Eletrônicos de Consumo e Produtos Eletromédicos, com a possibilidade de oferecer cerca de R$ 36,6 milhões de subvenção a projetos de inovação. “A CERTI pode oferecer até 33% de subvenção do valor total do projeto. Para o restante, a empresa pode usar ainda recursos incentivados de Lei de Informática e Lei do Bem”, falou.

Startups e seu papel no desenvolvimento tecnológico

Para falar sobre as startups e seu papel no desenvolvimento tecnológico, esteve presente o gerente de P&D da Samsung, Antonio Marcon. Ele apresentou o Programa Samsung Startups, inaugurado no Brasil em 2014, uma iniciativa de inovação aberta com o objetivo de estabelecer cooperação tecnológica entre a Samsung no Brasil e as redes nacionais de inovação, como os parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, agências de fomento, fundações, associações, investidores, startups e os demais participantes dos ecossistemas de Inovação. “O programa tem com finalidade desenvolver alianças, parcerias estratégicas e relacionamentos de sucesso capazes de criar valor real para os usuários de produtos e serviços Samsung, parceiros diretos e indiretos, e para a sociedade”, disse.

Marcon destacou o Ocean, centro de capacitação tecnológica idealizado pela empresa, com infraestrutura voltada para treinamentos, palestras e atividades práticas abertas a diversos públicos: estudantes, desenvolvedores e interessados em geral. Para este ano, a Samsung tem como diretrizes intensificar e catalogar alguns centros de certificação e certificar incubadoras.

Veja mais notícias sobre o Innovation Day:

Innovation Day: Diretora do IEL/CNI fala sobre agenda da Mobilização Empresarial pela Inovação

Innovation Day: Institutos de Pesquisa apresentam oportunidades de negócios

 

 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090