Abinee trata de oneração do ICMS com governo de São Paulo

22/04/2021

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, e o assessor jurídico da entidade, Denis Angher, acompanhados do Deputado Federal, Vitor Lippi, e do Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas - RMC), participaram nesta quinta-feira (22), de nova reunião com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, para tratar das medidas que oneram o ICMS do setor de TICs (tecnologia da informação e comunicação). Também participou do encontro o Secretário da Casa Civil do Governo de SP, Cauê Macris.

Em continuidade à reunião realizada no dia 20, a Abinee voltou a demonstrar sua preocupação com a majoração do ICMS no Estado que pode resultar em "desastrosos efeitos em termos de arrecadação, investimentos em PD&I e posições de trabalho, de difícil ou impossível compensação no curto ou médio prazo.”

Barbato apresentou aos secretários informações sobre os impactos no setor, ressaltando que São Paulo congrega 191 das 511 empresas produtoras de bens de TICs, cujo faturamento concentra, em números relativos de todo o setor, nada menos que 75% do faturamento nacional. E, de todos os recursos investidos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do setor de TICs, São Paulo fica com 80% deles. O setor emprega aproximadamente 80 mil trabalhadores no Estado.

O tema continuará em discussão com o governo de São Paulo e a Abinee espera encontrar uma solução como forma de preservar o parque industrial instalado no Estado, os investimentos e empregos gerados.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090