Mensagem do presidente da Abinee - Abertura da FIEE 2015

23/03/2015

Senhoras e Senhores, boa tarde...

Sejam bem-vindos a este evento que marca a abertura da 28ª FIEE, da qual somos parceiros desde a primeira edição, e que tem sido, ao longo destes anos todos, a maior e mais completa feira do setor eletroeletrônico na América Latina.

Minha mensagem neste encontro é de agradecimento a todos os senhores pela presença, especialmente aos expositores, que, a partir de hoje, têm a missão de apresentar ao público visitante suas linhas de produto e seus lançamentos.

Sabemos que, para muitos dos expositores, não foi uma tarefa fácil chegar até aqui, o que boa parte, infelizmente, não conseguiu, em função de um fator muito simples: a instabilidade econômica por que passa o Brasil acabou por limitar seus investimentos.

Nos últimos anos, o câmbio desajustado e os juros em níveis estratosféricos, aliados aos seculares problemas de infraestrutura, carga tributária e a burocracia, entre outros, fizeram com que as nossas indústrias perdessem a capacidade de competir no mercado internacional e, também, no mercado local.

Mais recentemente, outras questões causaram ainda mais preocupação, como a alteração das regras da desoneração da folha de pagamentos e do Reintegra, além da explosão das tarifas de energia elétrica e de outros serviços públicos.

Porém, como tem sido uma tradição, esta Feira é uma vitrine de todas as potencialidades da nossa indústria e sua capacidade de contribuir, agora e no futuro, com o desenvolvimento tecnológico e econômico do país.

O que precisamos é de um ambiente menos hostil, que possibilite ao setor produtivo competir de igual para igual, e que permita a retomada dos investimentos, garantindo um maior protagonismo da indústria no crescimento do país.

Meus amigos, encerro minhas palavras desejando a todos uma excelente Feira e bons negócios.

Muito obrigado

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090