A viabilidade econômica da microgeração fotovoltaica no Brasil

17/03/2015

O pesquisador Rennyo Nakabayashi apresentou na Abinee, durante reunião do Grupo Setorial de Sistemas Fotovoltaicos, seu trabalho de Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Energia da Universidade de São Paulo “Microgeração fotovoltaica no Brasil: condições atuais e perspectivas futuras”.

O estudo teve como objetivo analisar as condições de atratividade econômica da micro e minigeração de energia elétrica. Desta forma, realizou-se a avaliação econômico-financeira de sistemas fotovoltaicos de geração distribuída sob a ótica do consumidor residencial.

Segundo Rennyo Nakabayashi, a microgeração fotovoltaica se mostra uma alternativa interessante para o consumidor de energia elétrica no Brasil, já que os reajustes das tarifas de energia elétrica, não seguem trajetórias bem definidas. Com a microgeração, o consumidor não fica exposto às variações e reajustes expressivos, além de ter um retorno financeiro competitivo frente aos produtos financeiros disponíveis no mercado.

O pesquisador ressalta que, em linhas gerais, pode-se considerar a microgeração fotovoltaica como uma alternativa interessante às fontes tradicionais no sistema elétrico brasileiro. Apesar de existirem limitações devidas, principalmente, à sua intermitência, seu custo de operação é muito baixo e o recurso solar pode ser considerado como infinito. Além disso, na atual conjuntura do setor elétrico brasileiro, de escassez e de tarifas crescentes, a microgeração mostra-se uma modalidade de muito potencial e com retorno financeiro atrativo para os consumidores de energia elétrica, com uma Taxa Interna de Retorno (TIR) positiva na grande maioria das cidades brasileiras.

Clique aqui para acessar o estudo.


Informações Adicionais

Roberto Barbieri

Assessor de Coordenação

11 2175-0012

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090