AbineeTEC 2015: Um debate sobre o futuro do setor eletroeletrônico

11/03/2015

Com a presença de especialistas, membros dos poderes executivo e legislativo, representantes de indústrias, de universidades e de institutos de pesquisa, será realizado de 23 a 27 de março, no Anhembi, em São Paulo, o AbineeTEC 2015.

O tradicional evento, que acontece no âmbito da 28ª FIEE, trará um panorama sobre o setor eletroeletrônico, com os olhos voltados para o futuro.

Preocupado com os reflexos da crise hídrica no setor de geração de energia elétrica, bem como com as necessárias otimizações do atual modelo pós MP 579/2012, o AbineeTEC 2015 debaterá, no primeiro dia, o Aperfeiçoamento do Setor Elétrico Brasileiro, objetivando buscar propostas que permitam o reequilíbrio estrutural e dos atores do segmento, bem como o aperfeiçoamento do arcabouço jurídico, buscando, inclusive, outras formas para a adequada expansão do setor elétrico.

Entre os debatedores estarão o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim; o professor José Goldemberg, da USP; o presidente da ABRADEE, Nelson Leite; o presidente e CEO da Siemens, Paulo Stark; o diretor da CPFL Energia, Paulo Ricardo Bombassaro; e o presidente da Thymos Energia, João Carlos Mello.

“O evento buscará proposições construtivas para a adequada reavaliação do modelo do setor, levando em consideração as atuais potencialidades de expansão da matriz elétrica brasileira, bem como o adequado ambiente jurídico, garantindo, assim, os investimentos privado e públicos no futuro”, diz o diretor da Abinee, Newton Duarte, mediador do painel.

O segundo dia (24) será dedicado à Eficiência Energética e Avaliação da Conformidade e contará com a presença do Secretário de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, que destacará as perspectivas do Brasil para a economia de energia com maior eficiência e, também, sobre a matriz energética e a possibilidade de maior oferta de energia elétrica.

Na sequência, representantes do Inmetro, da ABRAC (Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade) e da Abinee abordarão o tema Avaliação da Conformidade, analisando os impactos, bem como os trabalhos em certificação compulsória que estão sendo realizados para acompanhamento de produtos no mercado. Os participantes também analisarão os impactos da certificação CB Scheme, da IEC. Na oportunidade, as OCPs (Organizações de Certificação de Produtos) e Laboratórios vão apresentar os custos e prazos comparados com os praticados no exterior - em particular na Argentina - bem como o rigor dos trabalhos.

O dia 25, quarta-feira, será dedicado ao debate dasiniciativas sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação no país, buscando ampliar a criação de um ambiente tecnológico inovador nas empresas do setor eletroeletrônico.

Organizado pela Abinee e pelo IPD Eletron, o Innovation Day contará com a presença do presidente da Embrapii, João Fernando de Oliveira, que vai falar sobre os primeiros passos da entidade criada pelo governo brasileiro para incentivar e fomentar a inovação no setor industrial. O painel destacará, também, a apresentação da diretora do IEL-CNI, Gianna Cardoso Sagazio, sobre o aprimoramento das políticas de inovação e gestão da inovação empresarial. O evento trará, ainda, uma discussão sobre o papel das startups no desenvolvimento tecnológico e se encerrará com a apresentação das oportunidades de negócios por Institutos de Ciência e Tecnologia.

No quarto dia (26) do AbineeTEC 2015, as discussões serão sobre as Redes Inteligentes e Indústria do Futuro. O painel visa debater a estratégia do Brasil para acelerar a implantação das cidades inteligentes e perspectivas de pequeno e médio prazo, e como engajar neste processo os governos e as prefeituras municipais. O tema será apresentado por Carlos Frees, líder de projetos de Smart Grid e Smart Cities da ABDI. Na ocasião, representantes internacionais da IEC - International Electrotechnical Comission - apresentarão os trabalhos que o órgão vem realizando sobre manufatura inteligente e internet das coisas. O evento destacará, ainda, as experiências do governo dos EUA em incentivar a indústria do futuro.

No último dia do evento (27), como tem ocorrido nas últimas edições, o tema será a Sustentabilidade, Logística Reversa e Reciclagem no setor eletroeletrônico. Neste dia, para falar sobre este importante tema, o evento receberá o secretário Ney Maranhão, de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente. Patrícia Iglecias Lemos, secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, abordará os desafios da Logística Reversa no Estado de São Paulo.

Neste contexto, um painel jurídico debaterá todas as questões que envolvem a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Um dos mais destacados assuntos neste painel serão as exigências ambientais do setor bancário na renovação e concessão de financiamentos às empresas, tema que será apresentado por Juliana Maioral, especialista do Banco Itaú BBA. A programação será concluída com a apresentação de cases de empresas de Logística Reversa e Reciclagem sobre as tecnologias aplicadas.

Confira a programação preliminar:
http://www.tec.abinee.org.br/2015/

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090