Abertura do Abinee TEC destaca importância da conectividade para desenvolvimento do Brasil

26/07/2017

Cerca de 600 pessoas participaram na terça-feira (25) do Fórum Abinee TEC 2017 e da abertura da 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação (FIEE), que ocorre até dia 28 de julho no São Paulo Expo.

“A FIEE é o verdadeiro termômetro da nossa indústria”, disse o presidente do Conselho de Administração da Abinee, Irineu Govêa, durante a cerimônia. Ele observou que o Abinee TEC é um importante espaço para discussões e debates sobre as principais tendências do setor eletroeletrônico.

O presidente executivo da Associação, Humberto Barbato, afirmou que o evento proporciona uma boa mostra do setor que emprega mais de 230 mil trabalhadores diretos, respondendo por um faturamento anual de cerca de R$ 140 bilhões. Segundo ele, o tema principal do Fórum Abinee TEC deste ano, Conectividade, é mandatório e está na pauta prioritária de todas as empresas do setor eletroeletrônico, na agenda do governo e da sociedade como um todo.

Nesse sentido, a Abinee atua como um facilitador das discussões entre as diferentes esferas. “Em um ambiente globalizado e de intensa competição, precisamos ter um papel pioneiro e efetivo na fronteira tecnológica. E para isso se faz necessária uma revolução na mentalidade e nas políticas de incentivo à inovação”, sustentou Barbato.

O vice-presidente da Reed, Paulo Octavio, destacou a crescente importância do segmento energético, ao longo dos anos, com a inserção de novas fontes na matriz energética. “A FIEE reflete todo esse dinamismo do setor”, disse.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, afirmou que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes nas cidades e são um importante aliado para a melhoria na prestação de serviços à população. Ele também ressaltou o papel da integração dos municípios na nova realidade digital. “Inovar é fazer diferente para obter melhores resultados”, afirmou.

Rogério Brecha, presidente da PRODAM, representando o prefeito de São Paulo, João Doria, destacou a parceria da Abinee com a Prefeitura paulistana com a doação de equipamentos eletrônicos a iniciativas como o Empreenda Fácil e o Poupatempo de São Paulo. “O setor eletroeletrônico é a base da 4ª revolução industrial”, afirmou.

O vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, mostrou-se otimista com a economia, que, segundo ele, começa a dar sinais de recuperação.

Também participaram do evento de abertura da FIEE e do Abinee TEC Antonio Velloso Carneiro, secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Otavio Caixeta, secretário substituto de Política de Informática do MCTIC; Leonardo de Paula, diretor do Departamento de Investimentos e Complexos Tecnológicos; Benjamin Padiyan, ministro de Estado de Micro e Pequenas Empresas da Índia); Luiz Augusto de Souza Ferreira, presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial); Frederico Biagi Becker, diretor do Ceise Br e Guilherme Ometto, vice-presidente da Fiesp.

A FIEE reúne, até o dia 28, mais de 1 mil marcas nacionais e internacionais em mais de 30 mil m² de área. Considerado o maior polo gerador de negócios nos setores de elétrica, eletrônica, energia e automação da América Latina, o evento deve receber um público estimado em 50 mil profissionais.

Os visitantes do evento terão ainda oportunidade de conhecer as ações da Abinee na área de sustentabilidade no estande da GREEN Eletron – Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos. Como parte do projeto piloto desenvolvido pela Green Eletron, a FIEE conta com pontos de coleta para descarte de eletroeletrônicos, o que demonstra o compromisso da indústria com o meio ambiente.

Outro destaque FIEE 2017 é o estande Soluções Tecnológicas, composto por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), que se reúnem no IPD Eletron para apresentar todo o seu potencial em soluções e serviços tecnológicos voltados ao nosso setor. Para estimular as exportações do setor, a Abinee e a Apex - Brasil, por meio do Programa Electro-Electronic Brasil, realizam a 1ª Rodada Internacional de Negócio, com a participação de empresas interessadas nos produtos brasileiros, em sua maioria, da América Latina (Equador, Argentina, Colômbia, Chile, entre outros), das áreas de: produtos elétricos, artigos de construção, distribuição de energia e equipamentos de segurança.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090