Otimismo e cautela em reunião-almoço da Abinee em Porto Alegre

20/07/2017

As empresas do setor eletroeletrônico do Rio Grande do Sul participaram, na quarta-feira (19), de nova edição da reunião-almoço promovida pela Regional da Abinee em Porto Alegre, com a presença do presidente da entidade, Humberto Barbato.

Na ocasião, ele apresentou projeções do setor para este ano e destacou o clima de “otimismo cauteloso”, uma vez que os indicadores mostram certa recuperação, mas a conjuntura política, por outro lado, não permite previsões concretas. “O que está ocorrendo no país é um descolamento da atividade econômica da atividade política. O empresário não quer e não pode ficar esperando. E o meu sentimento é que as reformas que estão ocorrendo nos trazem expectativas mais positivas”, afirmou.

O presidente da Abinee também lembrou que, historicamente, o segundo semestre do ano é melhor que o primeiro, existindo uma tendência de crescimento no horizonte. Na última sondagem realizada pela Abinee com suas associadas no Rio Grande do Sul, 44% das empresas esperam crescimento para o ano de 2017, 25% estabilidade e 31% indicaram queda, em relação a 2016.

UFRGS e a Indústria 4.0
No evento, também foi destacada uma parceria existente entre a Abinee-RS e a UFRGS firmada no início do ano em relação à Indústria 4.0. O objetivo da iniciativa é mapear o que está sendo feito e identificar oportunidades para fornecedores na indústria gaúcha. O projeto, apresentado pelo professor de Engenharia de Produção da UFRGS Alejandro Frank, já fez a identificação dos atores locais e o mapeamento de 87 empresas. Agora, trabalha na formação de um grupo de trabalho de Indústria 4.0, selecionando empresas que possam ser compradoras ou fornecedoras dessa cadeia.


Informações Adicionais

Oscar Rudy Kronmeyer Filho

Gerente

51 3384.0020

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090