Mesa redonda da IEC debate tecnologia e normalização

25/03/2021

Nesta semana, o secretário geral da International Electrotechnical Commission - IEC, Mr. Phillipe Metzger, participou de evento virtual com representantes do governo brasileiro (MCTI, MRE e Inmetro) e da indústria elétrica e eletrônica, promovido pela ABNT, pelo Cobei e pelo Comitê Brasileiro da IEC, com apoio institucional da Abinee.

O secretário geral destacou a importância da participação de especialistas das empresas ligadas à tecnologia e inovação na normalização, em linha com a visão de futuro do programa "Young Professionals" da IEC. Além disso, incentivou maior engajamento das pequenas e médias indústrias locais na influência das normas nacionais e internacionais. Metzger congratulou o Brasil pelo alto nível de especialização e envolvimento nas atividades de normalização com vistas ao comércio global.

Sobre estes pontos, o presidente do Comitê Nacional Brasileiro da IEC, Fabián Yaksic, o presidente da ABNT, Mario William Esper, o diretor Geral do Cobei, Willian Pereira, e o diretor da IEC para América Latina, Amaury Santos, colocaram-se à disposição para ação conjunta visando ajudar a indústria brasileira a aumentar sua participação, facilitadas por reuniões virtuais dos comitês técnicos internacionais.

Representantes de indústrias associadas relataram experiências relacionadas à maior participação na normalização e avaliação da conformidade internacional como ferramenta para oferecer produtos cada vez mais competitivos e participar intensamente da cadeia produtiva global de produtos elétricos e eletrônicos, incluindo produtos de tecnologia da informação e comunicação e dispositivos médicos, visando o mercado internacional.

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, ressaltou que o trabalho de normalização organizado pela IEC sustenta diretamente as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. A Abinee assinou compromisso com esses Objetivos e norteia suas ações, alinhada com a prática da IEC. Isso facilita a inovação técnica, o desenvolvimento de infraestrutura acessível, o acesso à energia eficiente e sustentável, a urbanização e os sistemas de transporte inteligentes, a mitigação das mudanças climáticas, além de aumentar a segurança das pessoas e do meio ambiente.

Como próximos passos, a Abinee está à disposição para engajar empresas interessadas, bem como universidade e institutos, nos trabalhos de normalização nacional e internacional. Os representantes do governo também se prontificaram a disponibilizar meios de facilitar a participação brasileira nos fóruns internacionais, com vistas a aumentar a competitividade e a inserção internacional dos produtos do setor.

Assista ao vídeo do evento

 

Informações Adicionais

Israel Guratti

Gerente de Tecnologia

11 2175-0045

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090