Rede de Inovação em Transformação Digital disponibilizará R$ 80 milhões

11/03/2021

Foi lançada nesta quarta-feira (10) a Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Transformação Digital, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social supervisionada pelo MCTI. A proposta é intensificar projetos de PD&I de maior complexidade tecnológica e incentivar o uso e o desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas ao processo produtivo da indústria nacional, tais como de Internet das Coisas (IoT), Manufatura 4.0, Conectividade, entre outros. Em cinco anos, serão pelo menos R$ 80 milhões disponíveis para projetos da indústria brasileira.

Com transmissão ao vivo, o evento contou com a participação do ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes e do diretor-presidente da Embrapii/MCTI, Jorge Guimarães. O ministro ressaltou o potencial do “tripé” da ciência, tecnologia e inovações para alavancar o desenvolvimento, como observado em outros países e a transformação digital faz parte desse futuro.

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, esteve presente no evento, por videoconferência. Na ocasião, ele destacou que a Abinee e o IPD Eletron mantém um acordo de cooperação para apoio de projetos de P&D do setor produtivo. "O setor de tecnologia da informação e comunicação representa mais de 50% dos projetos apoiados". Segundo ele, essa interação contribui para que a indústria instalada no País fique mais competitiva, avançando em tecnologias de ponta, como conectividade, automação, sensoriamento, big data, Inteligência artificial, internet das coisas, indústria 4.0, dispositivos médicos, mobilidade, entre outras soluções que os associados a Abinee desenvolvem.

"A iniciativa é uma excelente oportunidade para que a Embrapii viabilize condições para que mais institutos que desenvolvem PD&I para o setor elétrico e eletrônico sejam qualificados como Unidades Embrapii”.

Ele acrescenta que o objetivo desse processo é entregar para as empresas não apenas recursos financeiros para trabalharem com as ICTs, mas um ecossistema de inovação reconhecido, com eficiência, gestão de projetos, gestão de riscos e dinâmica de avaliação e acompanhamento constante. Assim, a Embrapii entra como um parceiro que diminui o risco das empresas que inovam. "Para a saída da crise pós-covid, a inovação será mais essencial do que nunca”, completou.

Participaram ainda da cerimônia de abertura, presencialmente, o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, José Gontijo, e o diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii/MCTI, José Luis Gordon, além de demais representantes da indústria e de Institutos de Pesquisa.

 

Veja mais informações sobre iniciativa e acesse o vídeo do evento aqui.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090