Comissão ABNT sobre Nanotecnologia retoma atividades

05/03/2021

A Comissão de Estudo Especial da ABNT para o tema Nanotecnologia (ABNT/CEE-089) retomou seus trabalhos, de forma virtual, visando a contribuir com os interesses e a visão do Brasil nas discussões do Comitê Técnico ISO/TC 229 – Nanotechnologies, em nível internacional.

O âmbito de atuação da ABNT/CEE-089 é a normalização no campo de nanotecnologia, no que concerne à terminologia e nomenclatura; à metrologia e instrumentação, incluindo especificações para materiais de referência; aos métodos de ensaio; à modelagem e simulações; e às práticas de saúde, segurança e meio ambiente, com embasamento científico, incluindo:

- entendimento e controle de matérias e processos em escala nanométrica, tipicamente mas não exclusivamente, abaixo de 100 nm, em uma ou mais dimensões em que o surgimento de fenômenos dependentes do tamanho usualmente propicia novas aplicações;

- utilização das propriedades de materiais em escala nanométrica que diferem das propriedades dos átomos individuais, moléculas e matéria (bulk matter), para criar melhores materiais, dispositivos e sistemas que explorem estas novas propriedades.

É fundamental que empresas e institutos interessados neste tema participem nestes trabalhos, sem custo. Para participar, entrar em contato com Danielle Villeroy danielle.villeroy@abnt.org.br, informando a entidade que representa, o nome do representante e o e-mail de contato. A ABNT confirma que estes dados serão utilizados unicamente para compor a listagem de convocação, não sendo divulgados por qualquer outro motivo ou finalidade.

 

Informações Adicionais

Israel Guratti

Gerente de Tecnologia

11 2175-0045

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090