Luiz Cezar Elias Rochel se aposenta após 45 anos de serviços a Abinee

18/12/2020

A Abinee expressa sua gratidão e reconhecimento pelos serviços prestados, ao longo de 45 anos, por Luiz Cezar Elias Rochel, que ao final deste mês se aposenta. Formado em economia pela PUC-SP, Cezar atuou no Departamento de Economia da Associação, tendo sido responsável por elaborar diversos indicadores, que contribuíram para apresentar retratos fidedignos da evolução do setor eletroeletrônico. A metodologia de dados como faturamento do setor ou a divulgação da Balança Comercial a partir de números agregados da Secex serviram para embasar pleitos e teses encaminhadas pela Abinee aos diferentes governos.

Cezar também esteve à frente de acompanhamento de insumos e realização de estatísticas setoriais, que contribuíram para a tomada de decisão dos empresários das associadas da Abinee e do Sinaees-SP.

Também teve papel decisivo na criação do Departamento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), reconhecendo a importância das empresas deste porte como base da economia.  Em parceria com ministérios, secretarias estatuais, BNDES e agências de fomento em geral, a iniciativa contribuiu para o fortalecimento de cadeias produtivas de cidades como Garça-SP entre outros.

Seu conhecimento também foi utilizado na elaboração de documentos e estudos divulgados pela Abinee. Destaque para o documento “A Indústria Elétrica e Eletrônica no Século XXI”, um dos referenciais para Cezar, apresentado no Fórum Abinee Tec de 1997. O estudo foi realizado a partir de ampla pesquisa de campo com associados e empresários de outros segmentos, e complementada por workshops em diversas capitais. O documento salientava a necessidade de reformulação do sistema educacional e a adoção de medidas para que o Brasil pudesse atrair empresas detentoras de tecnologia de ponta.

Acostumado a dimensionar em números a importância do setor eletroeletrônico, Luiz Cezar Elias Rochel, com sua capacidade de preparar pessoas, também foi responsável por descobrir e formar talentos para outras atividades nas entidades e para a continuidade dos trabalhos do Departamento de Economia. Se aposenta deixando contribuição e legado inestimáveis.

Ao amigo e companheiro, registramos o agradecimento de toda Diretoria da Abinee e do Sinaees-SP e desejamos sucesso nessa nova fase da sua vida.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090