Perspectivas 2016: Regional Rio Grande do Sul

17/12/15

Régis Haubert, diretor

As previsões de um ano difícil foram maximizadas diante do imbróglio político-econômico vigente em 2015. Neste momento de turbulência, o empresariado centra-se na árdua missão da manutenção da competitividade e da rentabilidade, corroídas pelos aumentos dos custos e pela retração do mercado.

A regional Abinee no Rio Grande do Sul tem centrado esforços no sentido de promover ações para as empresas associadas na busca de um horizonte mais favorável no curto e médio prazos. Entre as ações, destaco o convênio Abinee-Apex para internacionalização das empresas, no qual, 19 das 36 participantes são gaúchas; o APL Automação e Controle, gerido pela Abinee, que além de oferecer cursos gratuitos e convênios também levou empresas a exporem seus produtos em importantes feiras do setor; as reuniões com a Secretaria da Fazenda para atualização do ICMS; a parceria com o Sebrae para cursos de desenvolvimento das MPEs; o cluster da saúde, auxiliando no catálogo de fornecedores; e o Parque Canoas de Inovação, onde cinco empresas associadas poderão ser beneficiadas.

É sabido que 2016 ainda será um ano complicado, abrindo-se alguma expectativa de melhoria no segundo semestre. E como nossa orientação às empresas tem sido a de continuar reestruturando custos e de buscar novas oportunidades de mercado, registro que estamos batalhando em conjunto.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090