Perspectivas 2016: Regional Paraná/Santa Catarina
17/12/2015
Álvaro Dias Júnior, diretor
O ano de 2015 foi difícil para a indústria em geral e, particularmente, para a eletroeletrônica, que sofreu com as incertezas econômicas e políticas de nosso país. O Brasil não cresceu e os empresários sentiram-se pisando em um terreno instável. As indústrias do setor eletroeletrônico no Paraná viram-se obrigadas a trabalhar com estruturas enxutas e a apostar em treinamentos e criatividade. Algumas puderam investir no mercado externo, outras usaram ensinamentos tradicionais para esperar a tormenta passar, pouparam recursos e trabalharam com seu fluxo de caixa.
O que esperar de 2016? Quase uma reprise de 2015. Portanto, tal qual em um combate, a guarda deve se manter alta! O grande desafio do próximo ano continuará sendo o de produzir, de forma cada vez mais eficaz, gastando menos, para ter um produto competitivo no mercado. A receita que serviu para 2015 servirá para 2016: é preciso união de nosso setor, pois somente juntos é que a nossa representatividade vai prevalecer.
O associativismo pode trazer a solução para muitos dos nossos problemas e, aqui no Paraná e em Santa Catarina, a Abinee continuará investindo na aproximação do setor, no relacionamento com o associado e na integração com outros segmentos de nossa sociedade. Queremos ouvir as dificuldades e, juntos, buscar soluções, negócios, oportunidades e novos horizontes.






