Programa Electro-Electronic Brasil apoia exportações do setor

30/10/2020

A Regional da Abinee no Rio Grande do Sul promoveu um webinar nesta terça-feira (27) com empresários do setor eletroeletrônico gaúcho para apresentar ações do projeto de fomento às exportações realizado em parceria entre Abinee e Apex-Brasil e os detalhes da próxima edição da FIEE.

O primeiro tema foi destacado pela gerente de Relações Internacionais da Abinee, Monique Morata. O programa, denominado Electro-Electronic Brasil e gratuito para empresas associadas da entidade, tem duas verticais: promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros diretos, e é realizado por meio de feiras internacionais, missões comerciais, projeto comprador, estudos de mercado e workshops de qualificação e capacitação. "Percebemos que as empresas participantes do programa têm crescimento no valor de suas exportações", destacou Monique.

Em seguida, Ulisses Medeiros de Araújo Junior, da Apex-Brasil, falou sobre o PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação), iniciativa criada em 2008 que capacita as empresas para atuarem no mercado internacional. Com duração média de três meses, o projeto é gratuito e segue algumas etapas, como diagnóstico da maturidade exportadora da empresa, assinatura de termo de adesão, implementação de plano de trabalho, entrega de plano de exportação, avaliação e certificado e primeira ação exportadora. No Rio Grande do Sul, atualmente, existem núcleos em Passo Fundo e em São Leopoldo.

Por fim, a gerente da feira FIEE (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade), Adriana Guidi, apresentou a 31a edição da feira que ocorrerá nos dias 20 a 23 de julho de 2021 em São Paulo. "A FIEE é o palco do setor eletroeletrônico e queremos cada vez mais mostrar a importância do segmento", destacou. A feira será orientada em dois segmentos: FIEE Energy e FIEE Connectivity. Na última edição, realizada em 2019, foram mais de 400 expositores, compradores de 82 países, mais de 1 mil marcas e visita de 50 mil compradores qualificados. Mais informações podem ser acessadas no site www.fiee.com.br

O webinar foi encerrado pelo diretor regional da Abinee, Régis Haubert, que lançou certo otimismo em relação aos negócios do setor no Rio Grande do Sul. O executivo destacou que a maioria das empresas já opera acima de 75% da sua capacidade e que existe um novo normal estabelecido. A última pesquisa realizada pela regional mostrou que 23% das indústrias gaúchas registraram vendas superiores ao mesmo período do ano passado.


Informações Adicionais

Oscar Rudy Kronmeyer Filho

Gerente

51 3384.0020

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090