MCTIC lança em junho segunda etapa de consulta sobre Plano Nacional de IoT

19/05/2017

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) deve iniciar no mês de junho a segunda etapa da série de consultas públicas (após a consulta maior encerrada em janeiro) para fomentar o Plano Nacional de Internet das Coisas, que deve ser apresentado em setembro deste ano. A informação foi dada pelo coordenador-geral da Secretaria de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC/Sepin, Thales Marçal, em reunião da Comissão de IoT da Abinee, na quinta-feira, dia 18.

A nova consulta tem o objetivo de definir ambientes de aplicação prioritários das tecnologias IoT. O governo já identificou cerca de 13 segmentos, com destaque para aeroespacial, cidades inteligentes, agricultura e manufatura avançada. “Temos que focar naquelas áreas com menos barreiras e que apresentem mais vantagens comparativas”.

O MCTIC também vai fazer um levantamento sobre iniciativas no assunto, a fim de mapear o que cada empresa vem desenvolvendo, estabelecendo, assim, um ecossistema de IoT.

O Plano Nacional de Internet das Coisas Plano Nacional de Internet das Coisas contempla ações no âmbito regulatório, padronização e segurança, responsabilização e educação digital. “O Estado terá o papel de indutor, mas entendemos que o protagonismo deve ser da iniciativa privada”.

O diretor da Comissão de IoT da Abinee, Francisco Soares, destacou que a importância do governo para estimular o desenvolvimento da Internet das Coisas no Brasil. Ressaltou que a Abinee tem contribuído de forma efetiva com o governo na elaboração do Plano.


Informações Adicionais

Kelly Caporalli

Assessora de Coordenação

11 2175-0013

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090