Programa Abinee Recebe Pilhas:
mais de 400 toneladas em quase 3 anos

07/08/2013

O Programa de Logística Reversa de Pilhas e Baterias Portáteis, iniciado no mês de novembro de 2010, em atendimento à Resolução Conama 401/2008, já coletou 420 toneladas de pilhas e baterias, por meio de mais de 1.100 postos de recebimento espalhados em todo o Brasil. O programa prevê o recebimento, em todo território nacional, das pilhas e baterias portáteis usadas, entregues pelo consumidor ao comércio, e seu encaminhamento, por meio de transportadora certificada, a uma empresa que faz a reciclagem e destinação final ambientalmente adequada desse material.

Desta forma, a GM&C, empresa de logística contratada pelos fabricantes e importadores legais, cumpre estritamente todas as exigências para o transporte dos produtos. Em seguida, as pilhas e baterias coletadas nos postos de recebimento são encaminhas à empresa Suzaquim Indústria Química, localizada na região metropolitana da Grande São Paulo. Os custos do transporte dos materiais recebidos nos postos de recebimento, bem como da destinação final, são de responsabilidade das empresas participantes do programa.

A operação contempla todas as pilhas e baterias portáteis comercializadas no país, porém, com tratamentos distintos. As pilhas recebidas das marcas que participam do Programa Abinee Recebe Pilhas (Alfacell, Bic, BRW, Carrefour, Duracell, Elgin, Energizer, Eveready, Kodak, Panasonic, Philips, Qualitá, Rayovac, Pleomax, Sieger, SJC Ceras) seguem todos os trâmites normais, enquanto, as demais, recebidas no mesmo lote, têm tratamentos diferenciados.

Se forem regulares, a Abinee notifica a marca responsável para que assuma seu passivo, porém, se forem ilegais, as autoridades de órgãos como o Ibama, Polícia Federal, Receita Federal e o próprio Ministério do Meio Ambiente são informadas para que adotem as medidas cabíveis.

O sucesso do programa está diretamente ligado à adesão e consciência do consumidor, evitando a compra de pilhas e baterias que não atendam a Resolução Conama 401 que consequentemente oneram o programa para as empresas participantes, bem como levando suas pilhas usadas nos pontos de recebimento estabelecidos pelo Programa, as quais serão destinadas corretamente.

Termo de Compromisso com o Estado de São Paulo

A experiência do programa foi aplicada para o atendimento à resolução SMA38/2011, que trata da responsabilidade pós-consumo de produtos sujeitos a logística reversa. Neste sentido, a Abinee assinou, em fevereiro de 2012, o Termo de Compromisso para Responsabilidade Pós-Consumo de Pilhas e Baterias Portáteis com o governo estadual de São Paulo, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente, e da Cetesb.

O termo visa à articulação da Abinee, junto às empresas responsáveis pela destinação destes produtos, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a CETESB, no sentido de divulgar e ampliar o Sistema de Responsabilidade Pós-Consumo, do Programa Abinee Recebe Pilhas, para recebimento, armazenamento e destinação final ambientalmente adequada de pilhas e baterias portáteis usadas.

Conheça a relação dos postos de recebimento do Programa Abinee Recebe Pilhas.


Informações Adicionais

Ademir Brescansin

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0015

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090