Abinee pede apoio do ministro Marcos Pontes para renovação do Padis

07/10/2021

Representantes do setor industrial e parlamentares se reuniram com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, nesta quarta-feira (6) para debater a crise mundial de semicondutores e os riscos deste desabastecimento no País.

Presente na reunião, o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, destacou a importância da renovação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (Padis) e solicitou apoio do MCTI na discussão sobre a tramitação do Projeto de Lei (PL3042/21) no Congresso Nacional. De autoria do deputado Vitor Lippi (PSDB/SP), o PL prevê a extensão do Padis até o ano de 2029, acompanhando a vigência da Política de TICs.  “O apoio do ministro é fundamental para que a gente consiga fazer com que o Projeto possa ter uma boa caminhada e que a sua assessoria parlamentar possa ajudar bastante no Congresso”, disse Barbato a Pontes.

O Padis permitiu a indústria de eletrônicos no país alcançar patamares de igualdade com grandes produtores mundiais. Porém, a lei tem prazo determinado e encerra no mês de janeiro de 2022. A situação preocupa o setor, que já vem sofrendo com o desabastecimento de semicondutores no mundo por conta da pandemia.

O deputado Vitor Lippi (PSDB/SP) também destacou a importância do programa. “O Padis pega duas áreas muito importantes da nossa economia que é o setor de semicondutores, chips, memórias e também a área de energia fotovoltaica que é tão importante e está tendo um crescimento fantástico”.

O ministro Marcos Pontes ressaltou que o ministério está de portas abertas para ajudar no que for preciso para que o Padis seja prorrogado. “A gente tem que defender assuntos ligados à ciência, tecnologia e laboratórios, mas também o setor privado ligado neste setor. Pode contar com o ministério 100%”. O ministro ainda destacou que o secretário de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI/MCTI), Paulo Alvim, tem participado de diversos debates sobre a falta de semicondutores.

Também participaram do evento o diretor da área de componente da Abinee, Rogério Nunes, e o deputado federal Bilac Pinto (DEM/MG), membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

 
 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090