Abinee-RS avança na aproximação com o setor agrícola

20/01/16

No mês de março, a regional da Abinee Rio Grande do Sul, em parceria com a Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) e o Simers (Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS), estará no auditório central da feira Expodireto, na cidade de Não-Me-Toque, apresentando o projeto TESA (Tecnologia Embarcada no Setor Agrícola) e convidando as empresas de ambos setores a participarem desta iniciativa.

Por meio do programa, a associação busca aproximar fabricantes de máquinas e implementos agrícolas e fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos e de automação, com o objetivo de tornar o setor agrícola gaúcho mais competitivo com o uso de tecnologia embarcada no produto, enquanto cria mercado para o próprio segmento. A feira, que ocorre de 7 a 11 de março, é uma das maiores e principais feiras de agronegócio do Brasil. Vale lembrar que o setor primário é responsável por mais de 40% do PIB do RS.

Após a apresentação, que ocorre no dia 8 de março, a Abinee e demais parceiros realizarão uma rodada de negócios entre os setores, aproximando demandantes e ofertantes e gerando negócios para todos os envolvidos, com significativos reflexos esperados na competitividade das indústrias engajadas no projeto.

Na edição de 2013 da Expointer, foi assinado um acordo de cooperação entre a associação e o Simers, que deu a forma inicial ao programa. A parceria surgiu com o objetivo de ''fortalecer o conteúdo local de produção de tecnologias embarcadas para o setor de máquinas e implementos agrícolas'', conforme explicou o diretor regional da Abinee, Régis Haubert. ''Atualmente, o mercado importa produtos que poderiam ser ou que já são fabricados aqui'', atenta o gestor.

Mais tarde, há cerca de um ano, a Abinee, através de um dos seus associados do RS, assumiu a posição de representante dos Fabricantes e Fornecedores de Equipamentos Específicos para Agropecuária de Precisão na Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão.

A comissão tem caráter consultivo e foi criada em 2012 pelo Ministério da Agricultura, oficializando comitês e reuniões que aconteciam desde 2008, com o objetivo de aproximar especialistas do governo e também de servir de canal de comunicação entre o governo e a sociedade nas discussões sobre a agricultura de precisão.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090