Abinee realiza reunião com Ministério das Comunicações

05/08/2020

A Abinee realizou nesta terça-feira (4) reunião remota das áreas de Telecomunicações, Dispositivos Móveis de Comunicação e Automação Industrial com o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes. A reunião contou com a presença do presidente da Abinee, Humberto Barbato, e dos diretores Aluizio Byrro e Paulo Castelo Branco, da área de Telecomunicações; Luiz Carneiro, de Dispositivos Móveis e Cristiano Gonçalves, de Automação Industrial.

Durante a reunião, Menezes apresentou a nova estrutura do Ministério e parabenizou a Abinee por suas contribuições com o encaminhamento de propostas. Entre as principais preocupações manifestadas pelos diretores da Abinee estão o leilão de 5G. A este respeito, Castelo Branco e Byrro reafirmaram o conteúdo de ofício enviado ao Ministério em 10 de julho, tratando da questão dos prazos do leilão de 5G e do espectro para as redes privadas.

Segundo Castelo Branco, o 5G é fundamental para o mercado corporativo. “Muitas empresas, tanto de grande porte quanto startups têm nos procurado e ressaltado a importância do 5G para viabilizar seus negócios”, afirmou.

De acordo com Menezes, o leilão deverá ocorrer primeiro trimestre de 2021.

O diretor Luiz Carneiro abordou a questão do transporte aéreo de equipamentos que contenham baterias de lítio que, para serem transportados pelos Correios, precisam de autorização especial da ANAC. “Desde o ano passado temos trabalhado junto aos Correios e a ANAC para a celeridade neste processo de autorização e para que não haja interrupção do transporte dos eletrônicos com baterias de lítio, mas algumas regionais dos Correios tem se recusado a transportar este tipo de bateria". Neste sentido, o secretário se comprometeu a intermediar a situação junto aos Correios.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090