Evento de Energia Renovável em Recife com apoio da Abinee e Green Eletron

07/04/2017

Foi realizado em Recife (PE), de 4 a 6 de abril, o 1º Workshop Energia Renovável e Inovações Interconectadas: Mercados Sustentáveis do Século XXI, no Shopping Paço Alfândega, localizado no Bairro do Recife. O evento promovido pelo governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com o Consulado dos Estados Unidos no Recife, teve o apoio institucional da Abinee e da Green Eletron – Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos.

O encontro reuniu, pela primeira vez em Recife, especialistas em soluções sustentáveis e conectadas, inovadores, empreendedores e gestores de empresas públicas e privadas do Brasil e dos Estados Unidos que discutiram novos caminhos em busca de uma economia interconectada em larga escala, com a proposta de fomentar novas cadeias produtivas e a busca pelo carbono zero.

Na abertura do workshop, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, falou que o estado de Pernambuco está na rota dos investimentos em inovações conectadas com o baixo carbono. A prova é o Programa Noronha Carbono Zero, que tem o objetivo de transformar Fernando de Noronha em uma ilha que gere 100% de sua energia de fontes renováveis e da baixa emissão de carbono. “Nosso objetivo é transformar Noronha em uma vitrine sustentável, em um laboratório vivo, para desenvolver soluções sustentáveis que possam ser replicadas em outros lugares do Brasil e do mundo”, disse o secretário da Semas, Sérgio Xavier.

Além de palestras, oficinas de inovações e rodadas de negócios, também houve uma exposição de soluções inovadoras. Foi apresentado ao público o protótipo do primeiro veículo elétrico a ser produzido em Pernambuco, com tecnologia 100% brasileira, desenvolvido pela (Serttel) com o apoio do instituto Senai de Inovação no Recife (ISI), para o segmento de carro compartilhado. O Veículo Alternativo para Mobilidade (VAMO) será utilizado em área urbana. Além de ser 100% sustentável, o carro vem com recursos de internet das coisas e conectado à nuvem.


Informações Adicionais

André Luiz dos Santos Farias

Gerente

81 3271-4266

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090