Abinee participa de webinar sobre Logística Reversa

27/07/2020

O gerente de sustentabilidade da Abinee, Henrique Mendes, participou, na quinta-feira (23), de webinar promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial JLira, em parceria com a Regional Abinee Nordeste. O objetivo do evento foi debater os desafios da logística reversa de resíduos eletroeletrônicos no Brasil, antes, durante e pós pandemia.

Durante o seminário, Henrique Mendes apresentou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Departamento de Sustentabilidade da Abinee e destacou o papel da associação ao longo de todas as negociações com o governo federal, que resultaram na assinatura do Acordo Setorial, seguida do Decreto Federal 10.240/2020. Parte do debate foi também voltada à agenda da Economia Circular e como o setor eletroeletrônico enxerga e se prepara para este novo modelo de produzir e utilizar os produtos, tendo sempre em vista o aproveitamento máximo dos recursos utilizados.

O promotor do webinar foi o CEO do Instituto JLira, Abraão Lira, que mediou o encontro. Ele avaliou como positivo o evento que faz parte de um ciclo de debates batizado de “AuLive”. “Este assunto da logística reversa dos resíduos, à luz da Lei 12.305/2010, que trata mais especificamente dos REEE, precisa ser divulgado de forma ampla para sociedade civil e empresarial de todo País. Dar o uso nobre aos resíduos elétricos e eletrônicos é fomentar uma cadeia produtiva importante que envolve desde o produtor, comerciante e consumidor fortalecendo uma nova economia, chamada Economia Circular”.

O evento contou com a participação de diversos empresários e especialistas da região, com destaque para as presenças da pesquisadora titular do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Lúcia Helena Xavier, do gerente executivo da gestora Green Eletron, Ademir Brescansin, entre outros.


Informações Adicionais

André Luiz dos Santos Farias

Gerente

81 3271-4266

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090