Artigo: Transformação Digital na IEC e na ISO (*)

20/04/2018

Nesta semana, os secretários gerais da International Electrotechnical Comission (IEC), Frans Vreeswijk, e da International Organization for Standardization (ISO), Sergio Mujica, publicaram uma declaração conjunta referente à transformação digital de ambas organizações internacionais de normalização.

O objetivo é chegar mais próximo a um cenário de hiperconvergência que faça sentido para as organizações, com benefícios para os usuários, que são os profissionais das empresas e entidades que participam nos fóruns internacionais de normalização.

Tal convergência significa que as duas organizações aproveitarão sinergias e recursos no uso de soluções unificadas para problemas comuns compartilhados por ambas as organizações, para que os usuários tenham menos para aprender e interagir.

As ferramentas a serem unificadas envolvem análise inicial de autenticação segura e qualificação de dados e metadados no mesmo formato para todos os Comitês Nacionais (um em cada país membro) e todos os organismos nacionais de normalização. A ISO já tem um sistema de autenticação que integra múltiplas organizações, dentre elas, a CEN/CENELEC e diversos organismos nacionais de normalização incluindo a ABNT, e se espera que a integração com o sistema de autenticação da IEC esteja completa até o final do ano.

Como oportunidades de curto prazo se destaca o trabalho colaborativo, utilizando recursos de autoria colaborativa online e teleconferência via web. Segundo a declaração, as duas organizações concordaram em implementar uma solução comum com condições vantajosas de licenciamento.

Isso melhorará significativamente a experiência dos participantes nos fóruns internacionais de normalização e, em breve, poderemos ter as mesmas ferramentas integradas nos sistemas de trabalho colaborativo dos organismos nacionais de normalização, incluindo a ABNT.

Recentemente, a IEC convidou a ISO para usar nova plataforma de trabalho colaborativo desenvolvida pela IEC, como uma substituição para o atual ambiente de gerenciamento de documentos e uma base potencial sobre o qual futuros serviços comuns podem ser construídos ou integrados por ambas organizações. Este convite está em análise por parte da ISO, com vistas aos benefícios para os setores industriais dos países associados, incluindo o Brasil.

Como próximos passos, as discussões visam à criação de uma Rede Conjunta de Gerenciamento de Tecnologia da Informação, utilizando ferramentas de inteligência artificial e realidade aumentada para compartilhar conhecimento nas atividades conjuntas relacionadas à normalização, avaliação da conformidade, sistema de referência da normalização nas regulamentações nacionais e regionais, políticas comerciais dos países e blocos econômicos e proteção à propriedade intelectual.

*Israel Guratti, gerente de Tecnologia e Política Industrial da Abinee


Informações Adicionais

Israel M. Guratti

Gerente de Tecnologia

11 2175-0045

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090